Ora aqui está uma receita ótima para brindar ao verão, juntamente com a família aí em casa, podendo ser servida só como entrada, mas também como prato principal!
Ao mesmo tempo, Cataplana de Amêijoas é um dos pratos de peixe mais tradicionais em Portugal, e até em Espanha, sendo possível adicionar-lhe outro tipo de bivalves, como o mexilhão, ou ainda ser acompanhado por, por exemplo, batata doce, em vez da batata branca ou vermelha mais habitual.
Vamos para a cozinha?
Já agora, no que diz respeito à origem propriamente dita deste prato, sabe-se que tem a ver com a região do Algarve, sendo que deve ser preparado, tal como o próprio título o determina, numa cataplana, ou seja, numa panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam com auxílio de uma dobradiça.
Os alimentos são assim cozinhados, em lume brando, com o dito recipiente fechado, o que é uma delícia e uma forma de não perder nenhum sabor, já que, por outro lado, tal como acontece com a maior parte dos mariscos, a cozedura é rápida!
Obviamente que existem muitas variantes, mas de uma maneira geral inclui-se: batatas e cebolas cortadas às rodelas, chouriço ou outro tipo de carne de porco, pimentão e/ou tomate, e ervas aromáticas, tais como coentro e salsa.

- 1 kg de amêijoas congeladas (*)
- 2 cebolas
- 1 cabeça de alho
- 2 folhas de louro
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 2 tomates maduros
- 1 chouriço caseiro cortado às rodelas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cálice de vinho branco
- 1 kg de batatas vermelhas
- 1 ramos de coentros
- azeite e sal q. b.


(*) Encontra este produto à venda na loja Lota no Bairro, em Odivelas com 5% de desconto,
bastando dizer que vai da parte do blogue Cozinha Com Rosto!
E… bom apetite!