Ora aqui está uma receita ótima para brindar ao verão, juntamente com a família aí em casa, podendo ser servida só como entrada, mas também como prato principal!

Ao mesmo tempo, Cataplana de Amêijoas é um dos pratos de peixe mais tradicionais em Portugal, e até em Espanha, sendo possível adicionar-lhe outro tipo de bivalves, como o mexilhão, ou ainda ser acompanhado por, por exemplo, batata doce, em vez da batata branca ou vermelha mais habitual.

Vamos para a cozinha?

Já agora, no que diz respeito à origem propriamente dita deste prato, sabe-se que tem a ver com a região do Algarvesendo que deve ser preparado, tal como o próprio título o determina, numa cataplana, ou seja, numa panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam com auxílio de uma dobradiça

Os alimentos são assim cozinhados, em lume brando, com o dito recipiente fechado, o que é uma delícia e uma forma de não perder nenhum sabor, já que, por outro lado, tal como acontece com a maior parte dos mariscos, a cozedura é rápida!

Obviamente que existem muitas variantes, mas de uma maneira geral inclui-se: batatas e cebolas cortadas às rodelas, chouriço ou outro tipo de carne de porco, pimentão e/ou tomate, e ervas aromáticas, tais como coentro e salsa.

Receita: Cataplana de Amêijoas

 

 

Ingredientes:
 

 

– 1 kg de amêijoas congeladas (*)
– 2 cebolas
– 1 cabeça de alho
– 2 folhas de louro
– 1 pimento vermelho
– 1 pimento verde
– 2 tomates maduros
– 1 chouriço caseiro cortado às rodelas
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 cálice de vinho branco
– 1 kg de batatas vermelhas
– 1 ramos de coentros
– azeite e sal q. b.
 
Confeção:
 
 
1) Preparar os vários ingredientes: tirar a pele e as sementes aos tomates, cortando-os depois aos pedaços pequenos; descascar as cebolas e os alhos, cortando tudo depois às rodelas; cortar os pimentos às tiras; retirar o veio às folhas de louro. 
2) Colocar os preparados anteriores, por camadas, na cataplana, juntamente com: o azeite, o chouriço, as amêijoas, a manteiga, o vinho branco e metade do ramos de coentros.
 
 
3) Levar a cataplana a cozinhar, fechada, em lume brando, cerca de 15 minutos, ao mesmo tempo que: se levam também as batatas a cozer, numa pequena panela com água a ferver e sal a gosto.
4) Sugestão de apresentação: colocar primeiro as batatas no prato, para depois colocar por cima um pouco de todos os outros ingredientes cozinhados na cataplana; pode acompanhar com pão torrado e os restantes coentros picados por cima, para além de uma cerveja bem fresca.
 

(*) Encontra este produto à venda na loja Lota no Bairro, em Odivelas com 5% de desconto, 
bastando dizer que vai da parte do blogue Cozinha Com Rosto! 

E… bom apetite!

(fonte: http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/05/chef-portuguesa-ensina-receita-tradicional-de-cataplana-de-ameijoas.html,

0
(Visited 6 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *