A receita que eu preparei para ser apresentada aqui hoje, é incrivelmente saborosa, mas também bastante saudável, para além de ser uma ótima escolha nesta época de verão!

Digamos que se define como sendo um agradável «paté saudável», podendo ser servido, ora como petisco, ora como entrada, acompanhado de tostas e vegetais frescos!

O húmus (ou homus, como também é chamado) é um prato típico árabe, feito originalmente a partir do grão-de-bico, e por norma com taíne (ou nas outras variações tahine, tahin ou tahini, uma pasta de sésamo), para o qual basta tostar rapidamente sementes brancas de sésamo, juntar um pouco de óleo e depois triturar tudo muito bem, sendo assim, um alimento, no seu todo, bastante nutritivo e completo, rico em proteínas, fibras e ferro.

O gergelim ou sésamo (Sesamum indicum) é uma planta originária do Oriente, com propriedades medicinais e com sementes oleaginosas, pequenas – brancas, pretas, vermelhas e amarelas -, sendo cada vez mais valorizadas, não só pelo seu óleo de sésamo, um óleo extremamente resistente ao apodrecimento, como também pelo seu vasto número de benefícios para a nossa própria saúde!

As sementes de gergelim contêm, por exemplo, uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor: lípidos (ou gorduras). Por sua vez, entre as gorduras, encontra-se a lecitina, que desempenha um papel muito importante no nosso organismo: uma excelente fonte de colina, que é uma das vitaminas do complexo B que entra na produção de acetilcolina, um neurotransmissor que aumenta a capacidade mental de alerta e memória; um componente vital das membranas celulares que participa na síntese da bílis e no metabolismo das gorduras e do colesterol.

Por outro lado, também aí se encontram as ligninas, que são fibras com grandes capacidades para reduzir os níveis de gordura do sangue, combater as inflamações, controlar a pressão arterial e desacelerar o envelhecimento, entre outras propriedades.

São ainda ricas em boas proteínas de alto valor biológico, sendo também formadas por 15 aminoácidos diferentes, para além de possuírem um alto poder antioxidante e vitaminas, especialmente a E, do completo B e minerais como ferro, fósforo, cobre, magnésio, cálcio e manganês.

O grão-de-bico, também chamado de gravanço, ervanço, chícharo, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo e com importantes qualidades culinárias e nutritivas: produto rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, para além de estimular o bom funcionamento dos intestinos, devido à grande quantidade de celulose contida na casca.

Já agora, o ácido fólico pode igualmente ser encontrado em doses bastante generosas, para além de ser usado pelo nosso organismo como fonte de energia, devido à sua grande quantidade de amido. Acrescente-se ainda que as fibras que contém, sendo na sua maioria fibras solúveis, ajudam o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e colesterol.

Entretanto:

  • Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
  • Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.
  • É indispensável numa dieta alimentar equilibrada.
  • Possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Última nota: o grão-de-bico é um alimento relativamente barato, que oferece até uma grande versatilidade na culinária, para além de conter pouca água ou gorduras e de ainda ser isento de colesterol, ou seja… vamos para a cozinha?

RECEITA NA CATEGORIA DE SNACKS: Hummus acompanhado de Palitos de Cenoura e de Pepino

Ingredientes:

  • 1 lata grande de grão cozido de compra
  • 1 copo de medida do caldo do grão
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
  • 40 g de azeite
  • 15 g de sumo de limão
  • Sal, pimenta, pimentão doce e salsa q.b.
  • Cenouras e pepinos q. b.

Confeção:

  1. Colocar, no copo, o grão, o alho e o sumo de limão.
  2. Triturar 10 seg / vel 7.
  3. Limpar as paredes do copo com a ajuda da espátula.
  4. Voltar a triturar 10 seg / vel 7.
  5. Adicionar o sésamo, o caldo, o azeite, o sal e a pimenta.
  6. Misturar 20 seg / vel 5.
  7. Baixar o que está na parede do copo.
  8. Voltar a misturar 20 seg / vel 5.
  9. Colocar o preparado anterior numa taça de servir e regar com azeite, uma pitada de pimentão doce e umas folhas de salsa a gosto.
  10. Descascar as cenouras e os pepinos, cortando depois tudo aos palitos.
  11. Servir o hummus acompanhado dos palitos de cenoura e de pepino. 

(fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A3o-de-bico,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sesamum_indicum,

https://www.mundodereceitasbimby.com.pt/acompanhamentos-receitas/hummus/w6pzlci2-96629-867345-cfcd2-bz8ugj4r,

https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/glossario/lecitina,

https://www.vidaativa.pt/a/sementes-de-sesamo/)

0
(Visited 141 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *