Em continuação do texto por mim já desenvolvido em “RECEITA: Espetadas de Tamboril e Camarões Tigre com Salada de Cuscuz“, a Aquicultura em Portugal é reconhecida por obedecer a normas rigorosas em termos de qualidade, sustentabilidade e proteção do consumidor que, de acordo com alguns dados sobre a aquicultura na União Europeia [Fonte: DG MARE, a partir dos dados do Eurostat], temos que a aquicultura em Portugal representa aproximadamente 20% da produção de peixe, sendo a produção de 1,28 milhões de toneladas, tendo mesmo Portugal, no contexto da UE, representado em 2011, 2% do valor da produção aquícola europeia!

Já agora, este tipo de mercado, emprega diretamente cerca de 80 mil pessoas, para um consumo de produtos da pesca e da Aquicultura em Portugal que atinge cerca de 13,2 milhões de toneladas!

Por outro lado, Tilápiasegundo alguns, é talvez um dos peixes brancos mais versáteis para cozinhar, portanto, desta vez, proponho seguirmos em frente com uma receita extremamente fácil e saborosa ao mesmo tempo que consumimos peixe, sendo este tão essencial na nossa alimentação, não acham?  

Fresh tilapia.jpg
By Niall Crotty – Niall Crotty, CC BY-SA 2.5Link
Tilapia capturada no Lago Hora, Debre Zeyit, Etiópia.

Tilápia é o nome comum dado a várias espécies de peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrenilabrinae e em particular ao gênero Tilapia. São nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte e são agora comuns na Flórida, Texas e partes do sudoeste dos Estados Unidos, sul e sudeste do Brasil. No sudeste esta espécie é um dos principais peixes da pesca artesanal, principalmente no Rio Grande, Estado de Minas Gerais. Em Angola também recebe o nome cacusso.

Tilápias são fáceis de manter em aquário, já que lhes é suficiente o espaço neles. Elas se reproduzem facilmente e crescem rapidamente, mas são perigosos para qualquer outro peixe pequeno. A maioria das espécies são reprodutores de superfície mas alguns protegem a cria na boca.

Fishing for tilapia.jpg
By Charlesjsharp – Own workCC BY-SA 4.0Link

Pesca de tilápia no lago Naivasha, Quênia

As tilápias são peixes criados para alimentação humana, sendo a sua carne bastante apreciada, pois é leve e saborosa. Em algumas regiões o peixe é colocado nos arrozais, depois de plantado o arroz, onde cresce até ao tamanho pronto para consumo(12–15 cm), na mesma época em que o arroz está pronto para a colheita.

A tilápia-do-nilo foi um dos primeiros peixes a serem criados em aquicultura pelos antigos Egípcios (4000 anos).

A tilápia é um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Eles preferem plantas aquáticas que flutuam, mas também consomem algumas algas fibrosas.

É um peixe adaptável à água salgada.

Tilápia ou Sarotherodon niloticus 2.jpg
By Germano Roberto Schüür – Own workCC BY-SA 4.0Link
Ciclídeo originário do Rio Nilo

Tendo então agora em conta o excelente produto fornecido pela Lota no Bairro, comecemos portanto por assistir aos próximos vídeos a ver com a minha sugestão de receita de peixe escolhida para o dia de hoje, devidamente acompanhados pela descrição dos respetivos ingredientes utilizados, bem como dos diferentes passos para a confecionar, para além do intitulado empratamento

RECEITA INCLUÍDA NA CATEGORIA DE PEIXE: Tilápia com Leite de Coco acompanhada de Arroz Branco

  • Tilápia com Leite de Coco

Ingredientes:

  • 500 Gramas de filete de Tilápia
  • 1 Cebola picada
  • 2 Dentes de alho esmagados
  • 200 ml de Leite de Coco
  • 1 malagueta picada
  • 1 Colher de chá de Açafrão em pó
  • 2 Colheres de sopa de azeite
  • ½ Xícara de farinha de trigo (70 Gramas)
  • 2 Colheres de sopa de coentro picado
  • pimenta do reino e sal q. b.

Confeção:

  1. Refogar a cebola, os alhos e a pimenta numa frigideira, em lume baixo, com o azeite.
  2. Temperar os filetes de tilápia com sal e pimenta, para depois envolver na farinha, e assim ficar mais macio e o molho mais cremoso (Podem-se usar os filetes de tilápia ora inteiros ora cortados em 3 partes).
  3. Adicionar os filetes à frigideira e verter o leite de coco e o açafrão, para logo a seguir colocar o lume alto e deixar cozinhar por 10-15 minutos.
  4. Servir os filetes de tilápia com leite de coco acompanhada de arroz branco, polvilhando a gosto com o coentro. 
  • Arroz Branco

Ingredientes:

  • 1 Copo de arroz (agulha)
  • 2 Copos de água
  • ½ Cebola pequena picada
  • Sal q.b.
  • 1 colher de sopa de margarina

Confeção:

  1. Colocar a margarina num tacho e levar ao lume.
  2. Juntar a cebola picada e deixar refogar, temperando com sal.
  3. Quando a cebola estiver transparente, juntar o arroz e deixar fritar um pouco, juntando logo de seguida os dois copos de água.
  4. Deixar o arroz cozer sem mexer até que a água evapore totalmente e desligar o lume.
  5. Tapar e deixar repousar 5 minutos antes de servir.
0
(Visited 33 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *