Carnaval é a altura do ano em que as pessoas porventura mais procuram por folia durante os quatro dias que antecedem a quarta-feira de cinzas, mas essa mesma época de festa em que já começa a comemorar-se durante o dia de hoje em muitos locais, também pode significar para muitos mais uma época de descanso e de encontro com os familiares e amigos mais próximos, logo tem a ver com miúdos ou graúdos, ou seja, por que não ir já para a cozinha preparar uma certa receita bastante fácil, prática e deliciosa? 

Banoffee pie ou “bananoffe” é uma torta de sobremesa inglesa feita de banana, creme e toffee (uma espécie de caramelo feito a partir de leite condensado cozido ou doce de leite), tudo combinado numa certa base de pastelaria ou com biscoitos e manteiga desintegrados. Algumas versões da receita também podem incluir chocolate, café ou ambos!

O crédito para a invenção da torta é reivindicado por Nigel Mackenzie e Ian Dowding, o proprietário e chef, respectivamente, do The Hungry Monk Restaurant em Jevington, East Sussex

Eles afirmam ter desenvolvido a sobremesa em 1971, alterando uma certa receita  americana para Torta de Toffee de Café Blum, com recurso a um caramelo macio feito a partir da fervura de uma lata fechada de leite condensado por várias horas. Depois de várias tentativas, incluindo a adição de maçã ou mandarina, Mackenzie sugeriu banana e Dowding disse mais tarde que “de imediato, sabíamos que tínhamos conseguido”. Mackenzie sugeriu o nome Banoffi Pie, e o prato mostrou-se tão popular com seus clientes que eles “não conseguiram retirá-lo” do cardápio.

Banoffeepie.jpg
By Glen MacLarty from SydneyAustralia. – Banoffee pie. Uploaded by Jacklee., CC BY 2.0Link

 

 








 


A receita fora publicada em The Deeper Secrets of the Hungry Monk em 1974 e reimpressa no livro de receitas de 1997, Heaven in The Hungry Monk

Em 1984, uma série de supermercados começaram a vendê-lo como uma torta americana, levando Nigel Mackenzie a oferecer um prémio de £10.000 a qualquer pessoa que pudesse refutar sua reivindicação de serem inventores ingleses.

A fama espalhou-se rapidamente, tendo sido o prato favorito para Margaret Thatcher cozinhar. A receita fora igualmente adotada por muitos outros restaurantes em todo o mundo e a palavra “banoffi” foi aceita pelo Oxford English Dictionary para qualquer coisa com gosto a bananas e toffee.

Infelizmente, Nigel Mackenzie morreu em 2015 e o Restaurante Hungry Monk já não existe, mas há uma placa azul na parede do prédio na aldeia para comemorar a sua criação.

RECEITA NA CATEGORIA DE SOBREMESA: Banoffee Pie para ser servido em taças individuais

Ingredientes:
  • 200 gramas de biscoito amanteigado
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • 2 bananas
  • 1 embalagem de natas
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Confeção:

  1. Triturar os biscoitos amanteigados e distribuir o preparado pelas taças individuais.
  2. Bater o leite condensado para ficar mais cremoso, dividindo em srguida pelas mesmas taças sobre os biscoitos moídos.
  3. Cortar as bananas às rodelas para as colocar por cima do leite condensado anterior.
  4. Bater as natas com o açúcar, para depois cobrir as bananas.
  5. Polvilhar tudo com o cacau em pó.

 (fonte: http://inglesgourmet.com/2014/08/receita-de-banoffee-pie-versao-rapida-facil-e-deliciosa/,

0
(Visited 16 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *