Já nos encontramos quase a concluir o primeiro trimestre deste ano, por isso que tal questionarmo-nos acerca das prometidas “resoluções de ano novo“?

Por outro lado, caminhamos a passos largos para o início de mais uma estação do ano: a primavera!
E com ela, existirão porventura certos ingredientes que deveremos incorporar mais do que outros na nossa alimentação diária, nomeadamente nos meses que ainda faltam até ao verão!

Logo, também já se falam, por aí, de novas tendências ao nível da alimentação ao longo de todo este ano, tendo eu tomado a iniciativa de selecionar, caros leitores deste blogue, algumas receitas e/ou alguns artigos por mim já publicados anteriormente, mas a ver com os tópicos enunciados abaixo.

  • Sabores mais florais
  • Pós são também sinónimo de suplementos proteicos
  • Dizer sim aos cogumelos
  • Uma viagem até ao Médio oriente
  • Transparência alimentar
  • Preferência pelos alimentos crocantes

Barritas de Cereais Caseiras

  • Dizer não ao desperdício

Tarte de Perú, Cogumelos e Chouriço

E o que dizer acerca dos intitulados “alimentos da época“?

Frutas da época:

A primavera é geralmente a melhor época do ano para comer fruta fresca, como cerejas, pêssegos, damascos ou ameixas. As frutas de verão por excelência são o melão e a melancia, dois alimentos muito hidratantes devido ao seu elevado teor de água e também têm poucas calorias.
Entre os frutos outono destacam-se especialmente o kiwi e a uva, enquanto as laranjas, tangerinas e limões são os protagonistas das frutas de inverno e outras variedades, como a maçã.

Legumes da época:

Enquanto que a maioria dos vegetais estão disponíveis durante todo o ano (como a batata, alho, cebola ou cenouras), outros são mais específicos de cada estação.
O verão é a pior época do ano para encontrar vegetais frescos e de qualidade no mercado, pois a maioria requer temperaturas mais baixas para amadurecer. Entre os vegetais de outono destacam-se a beringela e as hortaliças.
A estação mais fria é o melhor momento para consumir vegetais. Brócolos, alcachofra ou cardos estão entre os três principais legumes de Inverno, enquanto espargos, alho-porro e pimentos são considerados principalmente vegetais de primavera.


Já agora convido-o a experimentar abaixo, a Calculadora Diária de Calorias, para ficar a conhecer melhor qual deverá ser o seu consumo diário de calorias, de forma a ser mais fácil para si melhorar seu estilo de vida durante o resto do ano!

0
(Visited 15 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *