De acordo com o artigo Aproveitar as sobras de comida faz bem à saúde e ao meio ambiente presente no site http://www.diariodepernambuco.com.br, publicado no mês de fevereiro de 2015 por Flávia Franco do Correio Braziliense:

Um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O desperdício está presente em todas as etapas: colheita, transporte, distribuição e consumo. Em casa, as razões das sobras vão desde a compra exagerada no supermercado a falhas no armazenamento de produtos e ao mal uso de ingredientes durante o preparo de pratos. O destino das compras, porém, pode ser justamente o inverso. Especialistas na cozinha garantem que, ao reaproveitar alimentos, é possível montar um menu com opções criativas e, em alguns casos, até mais saudáveis.

E ao longo da história gastronómica em Portugal e no mundo, muitas têm sido as receitas criadas a partir das sobras de alimentos, tal como a receita Molotof já publicada neste blogue para efeitos de aproveitamento de claras de ovo, por exemplo.

Neste sentido, apesar do vídeo abaixo já ter sido realizado no final do ano de 2014, a receita que aí é apresentada não deixa de ser atual: na minha opinião, todos nós nos devemos interessar mais por não deitar restos de comida para o lixo, sendo, aliás, uma grande aliada para quem quer economizar nos gastos.
Pois bem, desta forma vos deixo mais uma sugestão simples, fácil, económica e para toda a família para o fim de semana que se avizinha!


RECEITA NA CATEGORIA DE CARNE: Tarte de Perú, Cogumelos e Chouriço

Ingredientes: 

  • 1 massa quebrada de compra
  • bifes de perú previamente confecionados
  • 1 pacote de molho béchamel de compra
  • 2 dl de azeite
  • queijo ralado a gosto
  • 2 dl de vinho branco
  • sal, pimenta e mistura de ervas aromáticas q. b.
  • 1 cebola cortada às rodelas
  • 1 lata de cogumelos laminados
  • 1/2 de um chouriço sem pele cortado aos cubos

Confeção: 

  1. Fazer um refogado simples com o azeite e a cebola, para depois juntar o chouriço e os cogumelos
  2. Adicionar os bifes de perú já desfiados e o vinho branco, deixando cozinhar durante algum tempo
  3. Verter o molho béchamel, temperando a gosto com o sal, a pimenta e as ervas aromáticas, mexendo tudo muito bem
  4. Colocar o preparado anterior numa forma circular já com a massa quebrada inserida, podendo deixar ficar o papel vegetal por baixo para evitar untar essa mesma forma
  5. Cobrir com o queijo ralado e levar a tarte ao forno a 180 ºC cerca de 40 minutos

Sugestão de acompanhamento: reparar uma salada verde com vários tipos de tomate cherry, cebola, azeite, vinagre, sal e sementes de sésamo ao natural, tudo a gosto e… bom apetite!

0
(Visited 48 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *