Por exemplo, logo na página 8, apresenta-se o arroz de pica no Chão de Vila Verde, um prato gastronómico bastante antigo e tradicional na região, constituído basicamente por arroz carolino e por frango caseiro ou do campo, alimentado a milho e verduras, em espaço livre, podendo “picar” diretamente os alimentos do chão, bem como pelo sangue do mesmo galo (cabidela).
Mas inovou-se ao nível das instalações e ao fazer inscrições e avaliações por via eletrónica com o apoio da CONSURMERCHOICE, Lda. Pela primeira vez também se conseguiu transmitir aos concorrentes as notas de prova deixadas pelos membros do júri, desde logo constituído por profissionais a amadores, todos muito bem qualificados e voluntários que partilham tempo, saber, amor e devoção aos Tradicionais!
Por tudo isto, toda esta compilação de dados vem chamar à atenção para toda uma série de produtos agro-alimentares (pães, azeites, vinagres, enchidos, méis, carnes, frutas, queijos, doces, bolos, etc), podendo ostentar vários tipos de qualificação (DOP – Denominação de Origem Protegida; IGP – Indicação Geográfica Protegida). Pensa-se alargar o âmbito aos produtos não alimentares(bordados, tapeçarias, rendas, cerâmicas, madeiras, ferros forjados, cestos, etc).
Para Ana Soeiro, então Diretora Executiva da Associação Qualifica/oriGIn Portugal, todas as ligações e responsabilidades tomadas ao nível do Movimento Internacional oriGInpermitirão prosseguir na exigência da qualificação dos nomes dos produtos tradicionais, para além da segurança de termos os conceitos bem assimilados e a interpretação correta da regulamentação comunitária em vigor.
Os Concursos de Produtos Tradicionais Portugueses continuarão a ser uma ferramenta de promoção e de divulgação essencial, pois com critérios rigorosos e número crescente de concursos e concorrentes, tem-se vindo a confirmar a qualidade sistemática de certos produtores e a revelar a qualidade de outros, premiando a tipicidade, a diferenciação pelas melhores razões e a manutenção das práticas locais, autênticas e constantes!
Para mais informações, por favor contacte qualificass@gmail.com ou qualificanacalado@gmail.com.