Em continuação do texto anteriormente publicado neste blogue, a ver com a TERTÚLIA NA ASSOCIAÇÃO DE COZINHEIROS PROFISSIONAIS DE PORTUGAL: “PEIXES DA COSTA PORTUGUESA”, venho por este meio descrever-vos o que fora abordado aquando da Tertúlia Gastronómica “Produtos Portugueses Qualificados”, mais uma vez realizada pela ACPP, no passado dia 27 de julho.
E os respetivos oradores designados para o efeito, foram os seguintes: Virgilio Nogueiro Gomes (Gastrónomo e Investigador em História da Alimentação) e Ana Soeiro (Diretora Executiva da Associação Qualifica/oriGIn Portugal).
Portugal é um país privilegiado em termos de solos e climas bastante particulares, logo com grande capacidade para gerar diversas matérias-primas, tendo sido desenvolvidas técnicas especiais para as obter, conservar e transformar, sendo que os próprios saberes se foram apurando, ao longo de várias gerações. Ao mesmo tempo aprofundaram-se tecnologias, materiais, utensílios e sistemas de autocontrolo, demonstrando os produtores portugueses grande inteligência prática e capacidade de adaptação e inovação.
É claro que, se por acaso uma certa IG – Indicação Geográfica /DO – Denominação de Origem não está devidamente registada e protegida, passará em qualquer instante a ser utilizada indignamente por outros e os produtores e consumidores genuínos serão por fim ultrajados, impossibilitando a sua sobrevivência!
De acordo com Ana Soeiro, Engenheira Agrónoma, mas também Coordenadora da Associação Qualifica/oriGIn Portugal, ainda muitos produtos tradicionais portugueses correm o risco de desaparecer, sendo eles a “base da economia das regiões”!