Se no último artigo falei da Tarte de Maçãs e Nozes, hoje vou falar-vos da Tarte de Pera e Amêndoa!

Mas antes de prosseguir, quero relembrar-vos abaixo outras duas deliciosas receitas, e ao mesmo tempo recheadas de histórias a ver com a incrível pastelaria francesa, que entretanto já foram publicadas no meu Blog, mas que estão igualmente bastante relacionadas com a que vos trago hoje.

Peço-vos então para relerem tudo, bastando clicar nos títulos respetivos, e descobrirem o porquê de estarem afinal tão bem relacionadas:

A História da Tarte Poire Amandine ou Tarte Bourdaloue

pêra

De acordo com o site Wikiédia, temos que «A torta Bourdaloue , também chamado Bourdaloue ou torta de Amandine é uma pastelaria francesa criada na segunda metade do século XIX. Seu nome vem da rue Bourdaloue, em Paris, onde seu criador se estabeleceu.»

E, atualmente, a receita da Tarte Poire Amandine, ou Tarte Bourdaloue, costuma ser constituída por grandes pedaços de pêras escalfadas, colocadas sobre uma massa de shortbread , guarnecidas previamente com frangipane ou creme de amêndoa:

«O nome “Bourdaloue” primeiro parece ter designado uma sobremesa de amêndoa. O pasteleiro e história da arte culinária Pierre Lacam atribui assim a invenção de um bolo chamado Bourdaloue para o chefe de pastelaria Nicolas Bourgoin da casa Lesserteur, instalado no início dos anos 1850 a 7 rue Bourdaloue, no 9 th distrito de Paris. É um bolo feito com amêndoas trituradas, açúcar, ovos e amido, cozido e coberto com kirsch.

O chef confeiteiro Fasquelle, instalado pela primeira vez na rue du Four-Saint-Germain 75 em 1860, mudou-se dez anos depois para a rue Bourdaloue, sucedendo assim Lesserteur. É a ele que certas fontes atribuem a criação de uma sobremesa Bourdaloue. Mas as receitas variam muito dependendo da origem: às vezes é um bolo de amêndoa recheado com frangipane kirsch e glaceado com sorvete de chocolate; às vezes uma sobremesa de frutas, as frutas usadas eram às vezes peras, às vezes maçãs ou até damascos, sendo o único ponto comum o uso de um dispositivo à base de amêndoas picadas. Le Larousse gastronomique o descreve como “composto de peras Williams escaldadas pela metade, mergulhadas em um creme de frangipane de baunilha, coberto com macaroons triturados e glaceado no forno”. Sua variação na forma de torta talvez seja posterior.

A confusão também é ampliada pela existência de uma bomba Bourdaloue, aromatizada com anis, e também da chamada cartilha “Bourdaloue” que consiste em acomodar frutas escalfadas como damasco, pêssego, abacaxi ou maçã, sobre uma cama de sêmola ou pudim de arroz.»

RECEITA NA CATEGORIA DE SOBREMESA: Tarte de Peras e Amêndoa

tare de pera

Ingredientes:

  • 1 massa folhada de compra
  • 100 g de manteiga amolecida
  • 2 Ovos
  • 100 g de açúcar amarelo
  • 4 peras
  • 100 g de farinha de amêndoa
  • sumo de 1 limão
  • 1 colher de café de Rum 
  • aroma de baunilha, açúcar e canela em pó q.b.

Confeção:

  1. Juntar a farinha de amêndoa, os ovos, o rum e o aroma de baunilha, envolvendo tudo muito bem.
  2. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  3. Descascar e cortar as peras em fatias finas para uma taça que possa ir ao micro-ondas.
  4. Juntar uma colher de sopa de açúcar amarelo, o sumo de limão e levar ao micro-ondas dois ou três minutos na potência máxima.
  5. Retirar e mexer com cuidado, envolvendo a pera na calda que se formou, e deixar arrefecer.
  6. Na taça da batedeira, juntar a manteiga amolecida ao açúcar e bater durante cerca de dois minutos numa velocidade média.
  7. Quando as peras já estiverem frias, colocar o recheio anterior sobre a massa folhada, entretanto inserida na forma de ir ao forno juntamente com o papel vegetal que já traz na embalagem, e  espalhar as fatias de pera por cima.
  8. Levar a forma ao forno cerca de 25 minutos.
  9. Antes de servir, polvilhar com uma mistura a gosto de açúcar em pó e canela.

(fonte: https://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/tartes-de-pera-e-amendoa)

0
(Visited 64 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *