“Reza a história que as irmãs Stephanie e Caroline Tatin assumiram o negócio da família, o Hotel Tatin, após a morte de seu pai. Local famoso na região, já na altura, devido à sua perfeita torta de maçã que se caracterizava por uma cobertura crocante, composta por maçãs macias e caramelizadas!

Um belo dia em que havia muito movimento, Stephanie, uma das irmãs, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa!

Quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa… E, quando tirou a torta do forno e viu o resultado ficou satisfeita e serviu a torta ainda quente! Um sucesso imediato!”

E tal como se pode ler mais aqui, foi assim que tudo começou, no Vale do Loire, Lamotte-Beuvron, ainda que acidentalmente, a história da tarte mais famosa da França, em 1889: a Tarte Tatin!

Vamos então recriar juntos um dos mais importantes símbolos culturais franceses, sendo ao mesmo tempo uma sobremesa repleta de histórias, texturas e sabores?

Só mais uma pequena nota: sabiam que o Hotel Tatin existe mesmo?? Por favor cliquem aqui!!

A receita da torta de Tatin é muito simples. É preparado com maçãs que são viradas de cabeça para baixo e depois caramelizadas com açúcar e manteiga antes de cozinhar .”

RECEITA DA CATEGORIA DE SOBREMESA: Tarte Tatin de Maçã

Ingredientes:

  • caramelo de compra q. b.

Massa

  • 350 g de farinha
  • sal q. b.
  • 135 g de manteiga amolecida
  • 100 g de açúcar em pó
  • 50 g de farinha de amêndoa
  • 1 ovo

Recheio

  • 1 L de água
  • 250 g de manteiga
  • 6 maçãs
  • 500 g de açúcar

Confeção:

  1. Pré-aquecer o forno a 180° C.
  2. Preparação da massa: colocar, numa batedeira elétrica, a farinha, o sal, a manteiga, o açúcar e a farinha de amêndoa; misturar até obter uma textura de areia; adicionar o ovo e voltar a misturar até formar uma bola de massa; embrulhar em papel vegetal e levar ao frigorífico durante 1 h.
  3. Preparação do recheio: colocar a água num tacho e deixar ferver; adicionar a manteiga e misturar; juntar as maçãs descascadas e cortadas em gomos gordos, bem como o açúcar; deixar cozinhar em lume baixo durante 20 minutos; escorrer cuidadosamente para que as maçãs não se partam e reservar.
  4. Verter o caramelo para uma forma de tarte com 30 cm.
  5. Colocar, por cima do caramelo, os gomos de maçã com a parte mais larga virada para baixo.
  6. Retirar a massa do frigorífico e esticá-la entre duas folhas de papel vegetal, e em seguida cortar um disco um pouco maior do que a forma.
  7. Colocar o disco da massa por cima da forma, empurrando as laterais para dentro.
  8. Levar a tarte ao forno durante cerca de 30 minutos.
  9. Servir a tarte ainda morna.

(fonte: https://www.pingodoce.pt/receitas/tarte-tatin-de-maca/)

0
(Visited 280 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *