Digamos que o abacate é um dos “frutos da moda”, mas também uma das minhas mais recentes aquisições na dieta alimentar, porque simplesmente é muito especial: é um fruto bastante versátil, podendo ser consumido durante todo o ano e de diversas formas, e ainda tanto salgado como doce, para além de conter muitos nutrientes!
Sublinhe-se, por exemplo, o facto de ser rico em gordura monoinsaturada, sendo, por isso mesmo, uma opção saudável para o nosso coração!
E se, por um lado, pode ser utilizado para limpar e nutrir a pele como máscara de beleza, por outro lado, temos que o guacamole, típico da culinária mexicana, é porventura o uso mais corrente do abacate, sabiam?
Originalmente, este é uma espécie de puré de abacate bem condimentado. Contudo, para além da pimenta, presente em vários pratos mexicanos, ele leva ainda cebola e sumo de lima ou de limão, sendo por exemplo servido com nachos (tortilhas crocantes de milho).
Vamos para a cozinha?
Mas antes, posso dizer-vos que “Abacate” originou-se do náuatle, língua falada por grupos indígenas que habitavam o México e El Salvador, em que o vocábulo āhuacatl, naquele idioma, significa “testículo” e foi utilizado para nomear o fruto.
Anatomicamente, o abacate é um fruto arredondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1 500g, em que a sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro, cujas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 30m e cresce melhor em climas quentes.
No que diz respeito ao seu consumo, o mesmo deve ser consumido cru, sendo a sua textura cremosa, idealmente até para barrar no pão, mas nunca sem antes adicionar umas gotas de limão, ou lima, para evitar que se oxide e escureça ao ar.
Curiosamente, os arqueólogos encontraram sementes deste fruto em sepulturas do povo Inca, datadas de 750 antes de Cristo, tendo-se pensado na altura que a semente do abacate teria propriedades afrodisíacas na vida após a morte. Todavia, existem plantações de abacate em Portugal, principalmente no Algarve e na Madeira.
Acrescente-se ainda que é amplamente utilizado na Medicina Ayurvédica, para o tratamento de várias doenças, tais como hipertensão, dor de estômago, bronquite, diarreia, e diabetes. Aliás, diversas pesquisas têm evidenciado que o seu extrato aquoso tem atividade analgésica e anti-inflamatória comparável ao ácido acetilsalicílico.
Dicas iniciais de preparação do abacate:
- Dar um golpe à volta do abacate, verticalmente, rodando o fruto; a faca deve ir até ao caroço.
- Com as mãos, rodar o abacate para separar as metades.
- Para tirar o caroço de forma a deixar o fruto sem mazelas e inteiro, enterrar num só golpe a faca no caroço e puxar rapidamente.
- Com a ajuda de uma colher, tirar a polpa do abacate; colocar a colher bem rente à casca e ir rodando o fruto para que a polpa saia inteira.
RECEITA NA CATEGORIA DE SNACKS: Guacamole servido com Tortillas de Queijo
Ingredientes:
- 1 abacate
- 1/2 cebola picada
- 1 tomate pequeno sem sementes picado
- 1 malagueta pequena sem sementes picada
- Sumo de 1/2 limão
- Sal q. b.
Confeção:
- Retirar a polpa dos abacates e, numa tigela, amassar com um garfo até formar uma pasta.
- Adicionar a cebola picada, o tomate picado e a malagueta sem sementes e mexer tudo muito bem.
- Deitar o sumo de limão e temperar com sal, misturando até ficar homogéneo.
- Reservar no frigorífico até à hora de servir.
Tortillas de Queijo
Ingredientes:
- 1 chávena de chá de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de banha de porco
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 de chávena de chá de queijo ralado fino
- 1 chávena de chá de água morna
- Óleo para fritar
Confeção:
- Numa vasilha, misturar a farinha, a banha de porco, o sal e o queijo com a ponta dos dedos.
- Adicionar a água, aos poucos, sovando com as mãos até obter uma bola.
- Dividir a massa em várias porções e modelar bolas com cada porção.
- Cobrir e deixar descansar por 30 minutos.
- Abrir a massa com a ajuda de um rolo até ficar fina.
- Cortar em triângulos e fritar em óleo quente até dourar.
- Escorrer sobre papel absorvente e servir numa travessa com o molho guacamole.
(fontes: https://www.pingodoce.pt/escola-de-cozinha/ingredientes/abacate/,
https://www.pingodoce.pt/escola-de-cozinha/tecnicas/como-descascar-abacate/,
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abacate
https://guiadacozinha.com.br/tortillas-queijo-acompanhar-guacamole/)
0