O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro, sendo também conhecido como Festa da Epifania.
Efetivamente, esta celebração católica ainda está associada à tradição natalícia,que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela.
Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.
A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal, sendo costume comer-se na Noite de Reis: o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal.

É também o dia em que se cantam as Janeiras, cujo cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (pandeireta, bombo, flauta, viola), para irem cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela), para no fim da caminhada, o grupo dividir o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
No dia seguinte, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.
Na tradição espanhola, por exemplo, o Dia de Reis é celebrado por grande parte da população. É neste dia que as crianças recebem as prendas de Natal, pois, de acordo com a tradição cristã, são os reis magos que trazem as prendas para as crianças.
- Fatias de melão servido com presunto

- Camarões com vinagrete de maçã verde

- gambas q. b
- 150 ml de azeite
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 100 ml de sumo de limão
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 1 colher de cebola picada
- Pimenta do reino preta moída q. b.
- 100 ml de vinho branco seco
Vinagrete
- 2 maçãs verdes
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- ½ chávena de cebolinho picado
- 50 ml de vinagre balsâmico
- 100 ml de azeite
- Sal a gosto
Confeção:
- Numa tigela: temperar as gambas com sal, sumo de limão, pimenta do reino, cebola, salsa e ¼ do azeite, reservando por cerca de 20 minutos no frigorífico; começar a preparar o vinagrete, cortando as pêras em pedaços pequenos.
- Numa tigela: juntar os restantes ingredientes.
- Reservar no frigorífico antes de servir, corrigindo o sal e a pimenta do reino.
- Aquecer uma frigideira, para depois grelhar as gambas até dourarem.
- Na hora de servir, colocar os camarões em volta do prato fundo e espalhar o vinagrete no meio.
- Creme de abóbora assada

- 1 abóbora grande
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 alho francês cortado aos pedaços
- 1 curgete descascada e corada aos pedaços
- azeite e sal q. b.
Confeção:
- Cortar a parte de cima da abóbora com uma faca afiada, para depois com as mãos retirar todas as sementes, bastando só raspar um pouco com uma colher
- Temperar o interior da abóbora com azeite, pimenta e sal, e logo de seguida levar a abóbora ao forno a 190ºC com a parte cortada virada para baixo cerca de 50 minutos
- Depois retira-se a polpa da referida abóbora, a fim de preparar o creme propriamente dito
- Colocar um tacho ao lume com um pouco de azeite, cebola picada e os dentes de alho, deixando refogar
- Mais tarde, juntar a polpa da abóbora com o alho francês e a curgete, mexendo tudo muito bem, para logo a seguir verter água a ferver até cobrir e deixar cozinhar
- Retirar do lume para passar tudo muito bem com a ajuda de uma varinha mágica
- Na hora de servir, levar o creme para a mesa dentro da própria casca da abóbora, decorando com um fio de azeite, bem como umas folhas de tomilho
RECEITA NA CATEGORIA DE BEBIDA: Sangria de champanhe rosé com frutos vermelhos
RECEITA NA CATEGORIA DE CARNE:

- Risotto de gambas com presunto e cogumelos
- 200 g de cogumelos
- 200 g de gambas
- 1 chávena de chá de arroz para risotto
- Azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 200 g de presunto em cubinhos
- 1 cubo de caldo de Galinha
- Queijo Parmesão q.b. em lascas
- 50 g Manteiga
- 1 chávena de chá de vinho branco
- Sal e pimenta preta q.b.
- Levar ao lume um tacho com o cubo de caldo de galinha e cerca de 1 a 1,5 litros de água, deixando ferver e manter sempre quente.
- Num pouco deste mesmo caldo quente, dar uma fervura rápida aos cogumelos e às gambas, reservando tudo, juntando depois o caldo de ferver os cogumelos e as gambas ao caldo de galinha inicial.
- Noutro tacho: refogar a cebola com um pouco de azeite, juntar o dente de alho, deixar refogar mais um pouco e, por fim, o presunto.
- Deitar o arroz e mexer até ficar translúcido, para logo a seguir juntar o vinho branco e continuar a mexer até o vinho evaporar.
- Reduzir o lume e ir sempre juntando, aos poucos, o caldo de galinha quente até o arroz estar cozido; rectificar de sal e pimenta, para depois juntar os cogumelos e retirar do lume.
- Misturar a manteiga e as lascas de parmesão e mexer bem, para então servir rapidamente.
- Sonhos de festa

- 2,5 dl de água
- 2 tiras de casca de laranja (só a parte vidrada)
- 1 colher de café de sal
- 75 g de Vaqueiro Líquida
- 150 g de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 4 ovos tamanho M
- óleo para fritar
- 250 g de açúcar
- 1 dl de água
- 1 dl de vinho do Porto
- 1 estrela de anis
- 1 pau de canela
- Levar a água ao lume com as cascas de laranja e o sal; quando começar a ferver, retirar as cascas de laranja, adicionar a manteiga e mexer até dissolver.
- Retirar do lume e juntar a farinha, previamente misturada com o fermento; mexer energicamente com uma colher de pau até a massa formar uma bola e se soltar das paredes do tacho.
- Mudar para a tigela da batedeira e deixar arrefecer um pouco; começar a preparar a calda: deitar todos os ingredientes num tacho, levar ao lume e deixar ferver suavemente durante 10 a 15 minutos.
- Assim que a massa estiver morna, ligar a batedeira e ir adicionando, um ovo de cada vez, à medida que a massa os for absorvendo.
- Aquecer o óleo numa fritadeira e deitar a massa em colheradas; ir picando os sonhos com um espeto de madeira para que cresçam e fiquem fofos; retirar os sonhos com uma escumadeira e deixar a escorrer sobre papel absorvente.
- Colocar os sonhos num prato fundo e regá-los com a calda preparada.
- Bolo rei
