Sabiam que a laranja doce foi trazida da China para a Europa, no século XVI, pelos portugueses, e por isso mesmo é que as laranjas doces são denominadas “portuguesas” em vários países, especialmente nos Balcãs?

E muito embora o seu sabor varie muito de região para região, no que diz respeito ao nosso Portugal, temos que, para mim, a melhor laranja, nomeadamente para ser comida ao natural, é, sem dúvida, a que é oriunda da zona do Algarve!

Sabe-se que, na Ásia e Médio Oriente, a laranjeira assumiu o papel de árvore ornamental, sendo muito comum aparecer nos pátios das casas árabes abastadas, geralmente associada a uma fonte ou a um lago.

Mas, a laranja, terá visto o seu cultivo iniciar-se há cerca de 7000 anos, presumindo-se que os primeiros pomares de laranjeiras se desenvolveram no primeiro milénio, na China.

Atualmente, a laranja é o segundo fruto mais consumido no mundo, a seguir à maçã, já para não falar do facto do Brasil ser o maior produtor mundial de laranja!

E vai daí que pensei em fazer a clássica Torta de Laranja, à qual denominei de «Torta de Laranja à Moda Antiga», mas também a intitulada «Torta de Segredos», colocando em evidência duas belas zonas de Portugal, tal como podemos observar numa das crónicas escritas pelo reconhecido Gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes aqui:

“(…) na categoria de tortas doces, encontramos a Torta de Segredos, oriunda do Convento de Nossa Senhora do Carmo de Aveiro, e que seguramente deu origem às tortas de laranja. Esta torta é confecionada a partir de uma massa de gemas de ovo com açúcar e sumo de laranja. Esta massa vai cozer ao forno e, depois de cozer, é coberta com as claras, que sobraram das gemas, batidas em castelo com açúcar. Vai novamente ao forno e, quando as pontas ficam douradas, enrola-se tendo o cuidado de não deixar quebrar. Mas a Torta de Laranja, como hoje é mais conhecida, deve ter sido oriunda do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Lagos. A torta é confecionada misturando sumo de laranja com ovos e açúcar. Vai cozer ao forno em forma barrada com manteiga e depois é enrolada polvilhando com açúcar. Esta também é muito conhecida por Torta de Laranja de Setúbal. Muito embora as laranjas do Algarve já fossem conhecidas pela sua qualidade e sabor, foi possivelmente pelo sucesso de enxertia das laranjeiras de Setúbal que obtiveram laranjas muito doces, que esta região escolheu a torta como um dos seus emblemas doceiros. É certo que em Setúbal esteve instalado um convento de Clarissas no Convento de Jesus onde está agora um museu.

Tenham portanto, em atenção, as duas próximas receitas de Torta de Laranja, amplamente relacionadas com as encontradas acima, para depois me escreverem nos comentários qual é que é a vossa preferida, alinham?

RECEITAS NA CATEGORIA DE TRADIÇÕES:

  • Torta de Segredos

Ingredientes:

Camada 1:

  • 8 gemas
  • 250g de açúcar
  • Casca e sumo de 1 laranja

Camada 2:

  • 8 claras
  • 50g de açúcar
  • Manteiga e farinha q.b.

Confeção:

  1. Misturar as gemas com o açúcar, a casca de laranja ralada e também o sumo.
  2. Verter esta mistura num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado de farinha, com recurso a uma folha de papel vegetal.
  3. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC.
  4. Depois de cozido, cerca de 30 minutos, colocar por cima as claras batidas em castelo firme juntamente com o restante açúcar.
  5. Colocar outra vez no forno até às claras cozerem, deixando-se depois arrefecer por completo antes de desenformar.
  6. Desenformar cuidadosamente sobre um pano polvilhado com açúcar, devendo-se retirar o papel vegetal com cuidado.
  7. Enrolar com o auxilio do pano e de forma a ficar o mais fechada possível.
  • Torta de Laranja à Moda Antiga

Ingredientes:

  • 250 gr de açúcar
  • 6 ovos
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
  • Sumo de 2 laranjas
  • Raspa de 1 laranja

Confeção:

  1. Untar com manteiga um tabuleiro de torta e polvilhar com açúcar.
  2. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  3. Colocar o açúcar com a maisena numa tigela, raspar a casca da laranja com o ralador e envolver muito bem.
  4. Adicionar os ovos e bater muito bem com a batedeira.
  5. Adicionar o sumo de laranja, para depois, quando estiver tudo bem misturado, verter para o tabuleiro previamente preparado.
  6. Levar ao forno cerca de 15 minutos.
  7. Desenformar a massa já cozida sobre um pano polvilhado com açúcar, de forma a enrolar-se com cuidado.

(fontes: http://www.virgiliogomes.com/index.php/cronicas-pt/536-tortas-99118797,

http://amigos-da-cozinha.blogspot.com/2017/12/torta-de-laranja-antiga.html,

http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.com/2015/04/torta-de-segredos.html,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Laranja,

https://www.cm-silves.pt)

0
(Visited 113 times, 1 visits today)

2 Comments

    1. Mónica Rebelo 9 Julho 2019 at 12:16

      Muito obrigada pelo seu comentário, estando à vontade para vir aqui mais vezes!
      Beijinhos,
      Mónica Rebelo do Blog Cozinha Com Rosto.

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *