Já há cerca de um ano, na minha alimentação diária, decidi substituir o tradicional leite de vaca pela cada vez mais reconhecida «bebida vegetal», uma vez que, de quando em vez, continuava a sofrer de algum desconforto aquando da sua digestão, tendo sido a de amêndoa, soja e coco as mais vendidas em todo o mundo durante o ano de 2018, sabiam?
E se, por outro lado, também cada vez mais pessoas sofrem de intolerância à lactose, por que não abordar algo mais a ver com este tema, pensei eu…
Por isso, vamos falar hoje um pouco acerca da própria semente da amendoeira, bem como sugerir-vos, mais abaixo, uma receita de Tarte de Amêndoa, vamos a isso?
É que, para além de se conseguir extrair a tal «bebida vegetal de amêndoa» desse mesmo fruto seco, temos que daí podem igualmente ser extraídos óleos e essências possuidores de propriedades medicinais muito utilizados na indústria de cosméticos e na produção do licor amaretto, por exemplo.
Sublinhe-se, já agora, que, de acordo com o texto aqui, só o volume de negócios gerado por este fruto seco em Trás-os-montes, ronda os oito milhões de euros por ano, resultado de uma produção de cerca de duas mil toneladas, enquanto que a vizinha Espanha, líder europeia de produção, colhe cerca de 220 mil toneladas por ano!
A intolerância à lactose é uma condição na qual as pessoas têm sintomas devido à diminuição da capacidade de digerir a lactose, um açúcar encontrado nos laticínios. Os afetados variam na quantidade de lactose que podem tolerar antes que os sintomas se desenvolvam. Os sintomas podem incluir dor abdominal, inchaço, diarreia, gases e náusea, começando geralmente 30 minutos a duas horas depois de comer ou beber alimentos à base de leite, ainda que não cause danos ao trato gastrointestinal.
E, de acordo com a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, de acordo com o texto aqui, incluir as amêndoas na nossa dieta alimentar significa uma boa fonte de gorduras insaturadas, fibra, vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, magnésio, zinco e fósforo, ajudando, por exemplo, a regular o trânsito intestinal e a controlar a glicémia, para além de prevenir doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cancro, ou ainda a progressão da doença de Alzheimer!
Mas ainda antes de passar à minha tal sugestão para hoje de uma receita tradicional portuguesa com amêndoas confecionada na Bimby, vamos, desde já, passar à leitura atenta da chamada «Lendas das Amendoeiras»:
A lenda das amendoeiras conta que havia um rei mouro que casou, trouxe para casar, para viver com ele cá no Algarve uma princesa do norte da Europa e começou a ficar doente e muito triste e ninguém sabia o quem é que a princesa tinha, de maneira que a princesa andava tão doente que ele sem saber o que é que havia de fazer procurou médicos e especialistas para saber qual era o mal da princesa e descobriram que o que a princesa tinha era saudades da terra dela, da neve e das paisagens brancas do país dela e então o rei para não perder a rainha, para fazer, para a princesa, para lhe fazer a vontade mandou plantar amendoeiras em toda a extensão á volta do castelo, do palácio ou que era, e depois quando as amendoeiras floriram a princesa veio á janela e viu tudo branco e ficou curada, reza assim a lenda das amendoeiras em flor.
Ingredientes:
Massa:
- 130 g farinha
- 50 g açúcar
- 50 g manteiga
- 1 ovo
- 1/2 colher de chá de fermento
- q. b. de sal
Cobertura:
- 100 g açúcar
- 100 g manteiga
- 150 g amêndoa laminada
- 50 g leite
Confeção:
Massa:
- Pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Untar uma tarteira pequena com manteiga e polvilhar com farinha.
- Colocar todos os ingredientes no copo e programar 10 seg / vel 6.
- Cobrir o fundo da forma com a massa, picando-a depois com um garfo antes de a levar ao forno cerca de 15 minutos.
Cobertura:
- Colocar todos os ingredientes no copo e programar 8 min / 90ºC/inversa/velocidade de colher.
- Deitar o preparado anterior por cima da massa, espalhando uniformemente, para logo a seguir ser levada novamente ao forno até ficar tostada a gosto, cerca de 30 minutos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoeira,
http://www.lendarium.org/narrative/lenda-das-amendoeiras-4/?tag=780,
livro ABC Bimby)
0
Gostei mesmo muito do blog. Parabéns! Essa tarte de Amêndoa está com um aspeto divino.
Muito obrigada pelo seu comentário 🙂
Pelo menos tento sempre fazer tudo pelo melhor sabor e aspeto final!!
E por acaso já é Subscritor do meu Blog?
É que depois receberá automaticamente a minha Revista Digital Mensal, com mais receitas, histórias, entrevistas, eventos, etc…
Basta ir a http://eepurl.com/gdUQnT e deixar lá o seu email!!
Aliás, no meu texto do blog publicado hoje, convido todos a participarem no meu primeiro Evento “Histórias Com Pão”, já leu?
Muito gosto,
Mónica Rebelo do Blog Cozinha Com Rosto.
Que bom aspeto!
Muito obrigada pelo comentário!
Apareça mais vezes,
Mónica Rebelo do Blog Cozinha Com Rosto.