Já há cerca de um ano, na minha alimentação diária, decidi substituir o tradicional leite de vaca pela cada vez mais reconhecida «bebida vegetal», uma vez que, de quando em vez, continuava a sofrer de algum desconforto aquando da sua digestão, tendo sido a de amêndoa, soja e coco as mais vendidas em todo o mundo durante o ano de 2018, sabiam?

E se, por outro lado, também cada vez mais pessoas sofrem de intolerância à lactose, por que não abordar algo mais a ver com este tema, pensei eu…

Por isso, vamos falar hoje um pouco acerca da própria semente da amendoeira, bem como sugerir-vos, mais abaixo, uma receita de Tarte de Amêndoa, vamos a isso?

É que, para além de se conseguir extrair a tal «bebida vegetal de amêndoa» desse mesmo fruto seco, temos que daí podem igualmente ser extraídos óleos e essências possuidores de propriedades medicinais muito utilizados na indústria de cosméticos e na produção do licor amaretto, por exemplo.

Sublinhe-se, já agora, que, de acordo com o texto aqui, só o volume de negócios gerado por este fruto seco em Trás-os-montes, ronda os oito milhões de euros por ano, resultado de uma produção de cerca de duas mil toneladas, enquanto que a vizinha Espanha, líder europeia de produção, colhe cerca de 220 mil toneladas por ano!

A intolerância à lactose é uma condição na qual as pessoas têm sintomas devido à diminuição da capacidade de digerir a lactose, um açúcar encontrado nos laticínios. Os afetados variam na quantidade de lactose que podem tolerar antes que os sintomas se desenvolvam. Os sintomas podem incluir dor abdominal, inchaço, diarreia, gases e náusea, começando geralmente 30 minutos a duas horas depois de comer ou beber alimentos à base de leite, ainda que não cause danos ao trato gastrointestinal.

E, de acordo com a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, de acordo com o texto aqui, incluir as amêndoas na nossa dieta alimentar significa uma boa fonte de gorduras insaturadas, fibra, vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, magnésio, zinco e fósforo, ajudando, por exemplo, a regular o trânsito intestinal e a controlar a glicémia, para além de prevenir doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cancro, ou ainda a progressão da doença de Alzheimer!

Mas ainda antes de passar à minha tal sugestão para hoje de uma receita tradicional portuguesa com amêndoas confecionada na Bimby, vamos, desde já, passar à leitura atenta da chamada «Lendas das Amendoeiras»:

A lenda das amendoeiras conta que havia um rei mouro que casou, trouxe para casar, para viver com ele cá no Algarve uma princesa do norte da Europa e começou a ficar doente e muito triste e ninguém sabia o quem é que a princesa tinha, de maneira que a princesa andava tão doente que ele sem saber o que é que havia de fazer procurou médicos e especialistas para saber qual era o mal da princesa e descobriram que o que a princesa tinha era saudades da terra dela, da neve e das paisagens brancas do país dela e então o rei para não perder a rainha, para fazer, para a princesa, para lhe fazer a vontade mandou plantar amendoeiras em toda a extensão á volta do castelo, do palácio ou que era, e depois quando as amendoeiras floriram a princesa veio á janela e viu tudo branco e ficou curada, reza assim a lenda das amendoeiras em flor.

RECEITAS NA CATEGORIA DE SOBREMESA: Tarte de Amêndoa (confecionada na Bimby)

Ingredientes:

Massa:

  • 130 g farinha
  • 50 g açúcar
  • 50 g manteiga
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • q. b. de sal

Cobertura:

  • 100 g açúcar
  • 100 g manteiga
  • 150 g amêndoa laminada
  • 50 g leite

Confeção:

Massa:

  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Untar uma tarteira pequena com manteiga e polvilhar com farinha.
  3. Colocar todos os ingredientes no copo e programar 10 seg / vel 6.
  4. Cobrir o fundo da forma com a massa, picando-a depois com um garfo antes de a levar ao forno cerca de 15 minutos.

Cobertura:

  1. Colocar todos os ingredientes no copo e programar 8 min / 90ºC/inversa/velocidade de colher.
  2. Deitar o preparado anterior por cima da massa, espalhando uniformemente, para logo a seguir ser levada novamente ao forno até ficar tostada a gosto, cerca de 30 minutos.

(fontes: https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/a-amendoa-e-um-fruto-seco-obrigatorio-na-dieta-ate-para-quem-quer-emagrecer,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoeira,

http://www.lendarium.org/narrative/lenda-das-amendoeiras-4/?tag=780,

livro ABC Bimby)

0
(Visited 182 times, 2 visits today)

4 Comments

  1. Ignez Barbagli 11 Agosto 2019 at 21:46

    Gostei mesmo muito do blog. Parabéns! Essa tarte de Amêndoa está com um aspeto divino.

    Reply
    1. Mónica Rebelo 12 Agosto 2019 at 10:18

      Muito obrigada pelo seu comentário 🙂
      Pelo menos tento sempre fazer tudo pelo melhor sabor e aspeto final!!
      E por acaso já é Subscritor do meu Blog?
      É que depois receberá automaticamente a minha Revista Digital Mensal, com mais receitas, histórias, entrevistas, eventos, etc…
      Basta ir a http://eepurl.com/gdUQnT e deixar lá o seu email!!
      Aliás, no meu texto do blog publicado hoje, convido todos a participarem no meu primeiro Evento “Histórias Com Pão”, já leu?
      Muito gosto,
      Mónica Rebelo do Blog Cozinha Com Rosto.

      Reply
    1. Mónica Rebelo 29 Julho 2019 at 21:41

      Muito obrigada pelo comentário!
      Apareça mais vezes,
      Mónica Rebelo do Blog Cozinha Com Rosto.

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *