O Dia da Mãe aproxima-se, sendo normalmente comemorado no primeiro domingo do mês de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, apesar de até uma certa altura, em Portugal, ter sido antes a 8 de dezembro.
Contudo, esta mesma data é uma homenagem a todas as mães, ainda que remonte às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, por exemplo, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses Romanos, tendo começado por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Já ao nível dos Estados Unidos, por exemplo, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data específica para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, contudo fora uma americana moradora no Estado da Virgínia Ocidental, Anna Jarvis, que iniciara a campanha para instituir esse mesmo dia!
E sabiam que os cravos são mundialmente considerados como sendo os símbolos da pureza, força e resistência das mães?
Quanto à minha proposta de confraternização para então o Dia da Mãe, a registar-se já de seguida no próximo dia 6 de maio, digamos que o suspiro é um doce bastante leve e sofisticado ao mesmo tempo, feito à custa de claras de ovos e açúcar, que são assadas num tabuleiro em forno brando.
E de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o seu primeiro registo data de 1881, sendo uma palavra sinónima de merengue.
Para finalizar, acrescentem-se ainda as seguintes notas a propósito da confeção dos ditos suspiros:
- pode considerar-se que as claras de ovos são uma mistura de água com proteínas, que quando são batidas em castelo, é-lhes introduzido ar.
- nessa altura, as proteínas que estão contidas na clara, como a albumina, executam uma certa ligação entre o ar e a água, de forma a cercar as bolhas de ar, tal como acontece numa emulsão de maionese, entre a água e o óleo.
- logo, ao bater as claras, as bolhas de ar são grandes, que com a ajuda da gravidade, as mesmas sobem se pararmos, tendendo a ficar depois menores, portanto a tensão aumenta e então cria-se uma estabilidade no seu todo cada vez maior.
- depois, ao adicionar-se o açúcar, as proteínas são dissolvidas.
- obviamente que a presença de gema pode dificultar muito a formação de espuma, levando a que as bolhas de ar sejam expelidas, formando grânulos na superfície, para além de que a gema contém colesterol, molécula esta que tende a ligar-se aos grupos hidrofóbicos da albumina desnaturada, o que impede que esses grupos participem da formação da espuma, precisando de muito mais tempo para obter o mesmo efeito, ao mesmo tempo que exige uma velocidade de agitação muito maior a fim de se evitar a viscosidade.
- quando o preparado anterior é por fim colocado no forno, o calor expande as bolhas de ar e evapora a água; ao mesmo tempo, as proteínas coagulam, dando rigidez ao exterior.
- se por acaso abrirmos a porta antes do tempo ideal de cozedura das claras então batidas com o açúcar, a diferença de calor pode fazer com que as bolhas de ar dilatadas pelo calor se esvaziem, dando origem a que, quando a porta foi fechada novamente, as proteínas se solidifiquem de forma incapaz.
RECEITA NA CATEGORIA DE SOBREMESA: Merengue de Morango com Suspiro
Ingredientes:
- 1 embalagem de chantilly de compra
- 1 caixa de morangos
- folhas de hortelã
- 1 embalagem de suspiros pequenos
Confeção:
- Cortar alguns morangos em fatias finas, enquanto que outros em pedaços pequenos e reservar;
- Partir alguns suspiros em pedaços pequenos e reservar;
- Em cada uma das taças escolhidas para servir, distribuir alguns dos morangos cortados em fatias finas, tal como se pode ver na figura acima, ao mesmo tempo que se faz a seguinte montagem: uma camada de chantilly, uma camada de morangos cortados aos pedaços, uma camada de suspiros partidos aos pedaços;
- Terminar com a camada de chantilly, logo seguida de um suspiro inteiro por cima, juntamente com um morango no qual se fizeram uns pequenos golpes, bem como umas folhas de hortelã;
- Levar ao frigorífico até à hora de ir para a mesa.
(fonte: https://www.mulherportuguesa.com/lazer/festas-tradicoes/verdadeira-historia-do-dia-da-mae/,
http://professortadeupatricio.blogspot.pt/2012/05/origem-da-comemoracao-do-dia-das-maes.html,
https://www.pingodoce.pt/escola-de-cozinha/tecnicas/como-fazer-merengue/,
http://www.superlopes.com.br/blog/receitas/merengue-de-morango-com-suspiro/)
0