Que sobremesa é esta, afinal, com várias versões em todo o mundo?

CHEESECAKE

«Cheesecake é uma sobremesa doce composta por uma ou mais camadas. A camada principal e mais espessa consiste em uma mistura de queijo fresco e macio (geralmente queijo cottage, cream cheese ou ricota), ovos e açúcar. Se houver uma camada inferior, geralmente consiste em uma crosta ou base feita de biscoitos triturados (ou biscoitos digestivos), biscoitos, massa folhada ou, às vezes, pão de ló. Cheesecake pode ser assado ou não assado (e geralmente é refrigerado).

O cheesecake é geralmente adoçado com açúcar e pode ser aromatizado de diferentes maneiras. Baunilha, especiarias, limão, chocolate, abóbora ou outros sabores podem ser adicionados à camada principal de queijo. Sabores adicionais e apelo visual podem ser adicionados cobrindo a sobremesa finalizada com frutas, chantilly, nozes, biscoitos, molho de frutas, xarope de chocolate ou outros ingredientes.

O cheesecake moderno vem em dois tipos diferentes. Junto com o cheesecake assado, alguns cheesecakes são feitos com cream cheese não cozido em uma base de biscoito esfarelado ou biscoito de graham. Esse tipo de cheesecake foi inventado nos Estados Unidos.

A História do Cheesecake ou… “Bolo de Queijo”!

Uma forma antiga de cheesecake pode ter sido um prato popular na Grécia antiga, mesmo antes da adoção pelos romanos dele com a conquista da Grécia. A primeira menção atestada de um cheesecake foi feita pelo médico grego Aegimus (século 5 a. C.), que escreveu um livro sobre a arte de fazer cheesecakes (πλακουντοποιικόν σύγγραμμα – plakountopoiikon sungramma). Os primeiros receitas cheesecake existentes são encontrados em Cato a pessoa idosa ‘s De Agri Cultura, que inclui receitas para três bolos para usos religiosos: libum, savillum e placenta. Dos três, o bolo de placenta é o mais parecido com os cheesecakes modernos: tem uma crosta que é preparada e assada separadamente. 

O nome em inglês cheesecake tem sido usado apenas desde o século 15, e o cheesecake não evoluiu para sua forma moderna até por volta do século 18. Os europeus começaram a remover o fermento e adicionar ovos batidos ao cheesecake. Com o sufocante sabor do fermento, o resultado ficou mais parecido com uma sobremesa. As receitas de cheesecake do início do século 19 em A New System of Domestic Cookery de Maria Rundell são feitas com coalhada de queijo e manteiga fresca. Uma versão é engrossada com amêndoas escaldadas, ovos e creme, e os bolos podem ter incluído groselha, conhaque, vinho de passas, noz – moscada e água de flor de laranjeira.

Uma versão mais moderna chamada sambocade, feita com flor de sabugueiro e água de rosas, é encontrada em Forme of Cury, um livro de receitas inglês de 1390. Com base nisso, o chef Heston Blumenthal argumentou que o cheesecake é uma invenção inglesa.»

(fonte: https://en.wikipedia.org)

RECEITA NA CATEGORIA DE SOBREMESA:

Cheesecake no Forno com Cobertura de Morangos

CHEESECAKE

Ingredientes: 

Massa de biscoito:

  • 100 g de manteiga
  • 200 g de biscoitos

Recheio:

  • 0,5 kg de queijo mascarpone
  • 1 lata pequena leite condensado
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • Raspa da casca de 1 limão
  • 2 ovos

Cobertura:

  • 400 g de morangos
  • 200 g de açúcar amarelo

Confeção:

Massa:

  1. Triturar os biscoitos e misturar com a manteiga derretida até obter uma massa húmida.
  2. Forrar, com esta massa, o fundo e as laterais de uma forma redonda desmontável.
  3. Levar ao forno até começar a dourar a 160°C, em forno pré-aquecido e reservar.

Recheio:

  1. Misturar numa batedeira elétrica o queijo mascarpone com o leite condensado e o aroma de baunilha.
  2. Juntar a raspa da casca do limão e os ovos.
  3. Encher, com esta massa, a forma preparada com a massa de biscoitos.
  4. Levar ao forno, a 160ºC, cerca de 40 minutos.

Cobertura:

  1. Colocar os morangos cortados aos pedaços num tacho, juntar o açúcar amarelo e levar tudo ao lume, durante cerca de 1 hora. 
  2. Esperar a cheesecake arrefecer, para só depois a desenformar e espalhar por cima a cobertura de morangos.

(fonte: https://amp.tudogostoso.com.br)

0
(Visited 82 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *