Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água!
Por isso, a EPAL irá promover, entre hoje e o próximo dia 29 do corrente mês, visitas gratuitas aos vários núcleos do Museu da Água, para além de que poderemos também contar com a presença de aguadeiros em alguns espaços livres, tais como Av. da Liberdade, Parque Eduardo VII, Reservatório Patriarcal ou jardins adjacentes ao Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, que irão oferecer água da torneira a quem passa e mostrar a sua qualidade.
E esta data fora criada em 1992, aquando da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente no Rio de Janeiro, com o intuito de chamar à atenção para a urgente necessidade de preservação e poupança deste mesmo recurso natural, tendo sido todos os países aí presentes chamados a promover a sua sustentabilidade.
Alguns tópicos importantes:
– O volume total de água no planeta Terra é de 1.4 mil milhões km3.
– Os recursos de água doce rondam cerca de 2.5% do volume total de água que, por sua vez, cerca de 70% estão em forma de gelo.
– 30% da água doce disponível está armazenada no subsolo, representando 97% de toda a água doce disponível para o Homem.
– O total de água doce disponível ronda os 200.000 km3, ou seja, menos de 1% de todos os recursos de água doce disponíveis, sendo 70% da água doce utilizada na rega, 22% na indústria e 8% no uso doméstico.
– Em 60% das cidades europeias com mais de 100.000 habitantes, a água do solo está a ser usada de modo mais rápido do que a sua restituição.
Todos nós sabemos que as alterações climáticas podem provocar graves problemas nesses mesmos recursos, bem como as próprias alterações atmosféricas, colocando em risco todos os ecossistemas dessa forma envolvidos.
Mas também sabemos a gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, tais como a alimentação ou a saúde.
Por outras palavras:
“Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe.
Portanto, só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos apenas duramos.“
(Padre António Vieira)
https://commons.wikimedia.org/,
http://www.citador.pt)