Que tal comemorarmos o Dia Mundial da Criança de uma forma diferente? A minha sugestão é a de reunirmos os mais pequenos e irmos todos juntos para a cozinha preparar dois tipos de cupcakes: cupcakes de chocolate e cupcakes com cobertura de leite condensado!

Já agora, cupcake é um pequeno bolo designado para servir uma única pessoa, tendo sido mencionado pela primeira vez no ano de 1796, aquando de uma anotação de receita de “um bolo para ser assado em pequenas xícaras“, ao ser escrito em “Culinária Americana“, por Amelia Simms.



Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York, aumentando a sua popularidade também com a ajuda da realização de alguns filmes, tais como: O Diabo Veste Prada, Mulheres Perfeitas e Sex and the City; unindo, assim, confeiteiros e fãs de gastronomia!

O cupcake popularizou-se, portanto, ganhando espaço em todo o tipo de festas infantis, mas também em casamentos, por exemplo. Mesmo assim, ainda existe uma certa confusão entre o cupcake e o muffincuja principal diferença está na massa, pois a textura da massa do cupcake é mais leve, similar à de um bolo macio, ficando este mesmo assunto para um próximo texto no meu blogue. 

RECEITA 1: Cupcake com cobertura de leite condensado

 

Ingredientes:

Massa: 
– 1 ½ chávena de chá de açúcar 
– 150 g de manteiga amolecida 
– 3 ovos 
– 2 chávenas de chá de farinha 
– 1 chávenas de chá de leite 
– 1 colher de café de aroma de baunilha 
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de café de bicarbonato de sódio 

Cobertura: 
 1 lata pequena de leite condensado cozido de compra

Confeção:

1) Na batedeira, em velocidade média, bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, para depois acrescentar os ovos, um a um


2) Verter o aroma de baunilha, a farinha de trigo e o leite, batendo tudo novamente até ficar  uma massa homogénea, seguindo-se o fermento e o bicarbonato de sódio. 

3) Colocar o preparado anterior em forminhas de papel, por sua vez dentro de formas indicadas para cupcakes, e levar tudo ao forno a 180ºC, cerca de 30 minutos, para depois, quando arrefecerem completamente, cobrir tudo a gosto com o tal leite condensado cozido, com a ajuda de um bico de pasteleiro. 

RECEITA 2: Cupcake de chocolate 
 

Ingredientes:

Massa:
– 2 ovos 
– 1/2 chávena de chá de açúcar 
– 1 chávenas de chá de farinha 
– 3 colheres de sopa de manteiga 
– 1/2 chávena de chá de chocolate em pó 
– 1/2 chávena de chá de leite 
– 1 colher de sopa de fermento em pó 

Cobertura:
– 1 embalagem de chantilly de compra

Confeção:

1) Na batedeira, colocar o açúcar e a manteiga, batendo bem, para depois juntar o chocolate em pó e bater novamente. 


2) Acrescentar os ovos, um a um, batendo bem depois de colocá-los, para depois acrescentar a farinha peneirada com o fermento e o leite alternadamente. 


3) Colocar o preparado anterior em forminhas de papel, dentro de formas próprias para cupcakes, e leve para assar no forno a 180ºC, cerca de 30 minutos, para, no final, quando arrefecerem completamente, decorar tudo a gosto com o tal chantilly de compra. 

 

 

Vamos lá?

0
(Visited 1 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *