O Jardim do Príncipe Real, situado perto do Bairro Alto, em Lisboa, fora construído em meados do séc. XIX, cujo Mercado Semanal de Produtos de Agricultura Biológica é um dos muitos eventos que continua a realizar-se aos sábados, entre as 8h e as 14h, sobre o qual tratarei de desenvolver num próximo texto deste blogue!
Desta forma, existe à disposição de qualquer um de nós, uma imensa variedade de produtos hortofrutícolas, bem como de cereais, azeite, pão, vinho, etc. Esta mesma iniciativa resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Agrobio, tendo-se assim a garantia de que tudo é produzido de acordo com os devidos critérios da agricultura biológica!

Por outro lado, ao último sábado de cada mês e a segunda feira seguinte, entre as 9h e as 18h, junta-se, na mesma zona, a intitulada Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato, organizada pela Junta de Freguesia da Misericórdia. 

E ainda existe o Reservatório de Água da Patriarcal, podendo ser visitado aos sábados e domingos, entre as 10h e as 17h30, tal como a Galeria do Loreto, que por sua vez é capaz de nos fazer transportar até aos Jardins de São Pedro de Alcântara, através de um caminho subterrâneo, sendo até possível marcar, neste caso, visitas guiadas, de acordo com as informações existentes no seguinte site:

Por tudo isto, eu convido-vos então a passarem por lá, sugerindo irem de metro até ao Largo do Rato, para depois caminharem ao longo da rua da Escola Politécnica, rumo em primeiro lugar à esplanada do Quiosque que se encontra logo à entrada do mesmo jardim, para aí tomarem um saboroso café acompanhado de um saudoso Pastel de Nata, imediatamente antes de desfrutarem do monumental e secular Cedro-do-Buçaco (Cupressus lusitanica), com mais de 20 metros de diâmetro! 

Já agora, quanto ao próprio nome “Jardim do Príncipe Real”, ainda de acordo com o site da wikipédia, por acaso sabiam que, oficialmente, o mesmo espaço fora designado, em 1915, por “Jardim França Borges”, quando ali colocavam um busto dedicado a este jornalista republicano em sua homenagem? 

E não se esqueçam de apreciar também os envolventes palacetes, testemunhos da então Lisboa romântica!

1
(Visited 313 times, 1 visits today)

4 Comments

  1. Mónica Rebelo 18 Junho 2018 at 16:04

    Olá!
    Então já somos duas a gostar de passar por lá 🙂
    Realmente Portugal ainda tem muito para dar a degustar ao mundo, marcado ainda pelo que já foi no passado e gostaria de ser no futuro, seja através do fado, das suas paisagens únicas ou iguarias!
    Obrigada pelo comentário,
    Mónica Rebelo do blogue Cozinha Com Rosto.

    Reply
  2. Coisas de Feltro 18 Junho 2018 at 15:28

    Um local cada vez mais cosmopolita. O Príncipe Real está na rota do turismo Internacional, gosto de passar de vez em quando.

    Reply
  3. Mónica Rebelo 4 Junho 2018 at 18:49

    Olá!
    Muito obrigada pelo seu comentário, ficando então à espera da sua visita por Lisboa!
    Mas a cidade do Porto também tem os seus segredos, pois eu já comecei a descobri-los,
    sugerindo-lhe que pesquise neste blog por… "Porto", aceita o desafio?
    Tudo de bom,
    Mónica Rebelo do blog Cozinha Com Rosto,
    porque… nós somos o que comemos!

    Reply
  4. Xica Maria 4 Junho 2018 at 18:42

    Sou do Porto mas adoro também Lisboa, que cidade maravilhosa!

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *