Susana Ribeiro vive em Vila Nova de Famalicão e está atualmente no final da licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas.
 
Mas se por um lado afirma ser “apaixonada pela arte de viver”, e por outro assume “viver num mundo de opiniões irreverentes ou sonhos cor de rosa”, o Cravo e Canela, então convido-vos, desde já, a conhecerem, meus caros leitores deste blog, “uma mulher e pêras” e apologista do lema “mente sã em corpo sã”.
 
Já agora, no que diz respeito ao prato típico que mais aprecia ao norte de Portugal, sublinha, por exemplo, a Francesinha do Porto ou do Minho; mas quando vai para a cozinha, gosta de improvisar e particularmente adora elaborar vários tipos de panquecas!

1) Para começar, o que a levou a criar um blog e qual a sua razão para ter escolhido um nome tão sugestivo quanto o de “Cravo e Canela”? 

Susana Ribeiro: A principal motivação que me levou a criar um blog, foi desde sempre ser apaixonada por comunicação e escrita. Desde muito nova que adorava escrever e debater assuntos dos quais me interessavam. Junto disso, várias amigas, particularmente uma grande amiga minha, a Joana Campos, sugeriam a criação de um projecto meu, que me incentivou a acreditar mais em mim. 
O nome, confesso que já tinha meio layout da página elaborado, possíveis temas a abordar, no entanto não tinha ideia de nome. Contudo, e habitualmente devido aos meus hábitos alimentares, coloco canela no iogurte; num dos meus lanches de verão, enquanto o fazia, surgiu “Cravo e Canela”.

2) Algures, nesse mesmo blog, afirma que “eu preservo tanto a nossa saúde física e mental”, logo concorda com a necessidade de cada um de nós preservar a sua própria identidade e de conseguir manter ao máximo o equilíbrio entre o seu «corpo» e a sua «alma», é isso?

Susana Ribeiro: Sim, “mente sã em corpo sã”! Adoro desporto e a capacidade de libertar a nossa energia ou stress acumulado em actividades físicas, como uma corrida pela manhã, uma ida ao ginásio, um passeio de bicicleta… É importante saber desafiar o nosso corpo, em virtude de melhorar a nossa estética e a nossa saúde. 
No entanto, do que vale um corpo bonito numa mente obstruída e sem controlo? Nada. Tenho diagnosticado ansiedade crónica há cinco anos, e é também um dos temas que abordo no blog, e o nosso otimismo e paz interior é tão ou mais importante como um corpo esbelto.

3) E por acaso pratica algum tipo de dieta alimentar em especial? Gosta de cozinhar?

Susana Ribeiro: Não propriamente. Tenho cuidados especiais em beber muita água, comer de 3 em 3 horas, limitar-me a uma ou duas refeições “asneirentas” na semana, evitar hidratos de carbono a partir das 18h e refeições ricas em proteínas e energéticas. 
Sim! Gosto de improvisar em tudo o que cozinho. Particularmente adoro elaborar vários tipos de panquecas. 

4) Eu, particularmente, aprecio muito o facto das pessoas quererem arriscar, apostando ao mesmo tempo na sua criatividade, por isso, eu pergunto-lhe: quais é que serão, afinal de contas, os seus principais objetivos para um futuro mais próximo e as suas maiores expectativas?
 
Susana Ribeiro: Para um futuro mais próximo, espero alcançar o maior número de pessoas e marcas a seguirem e admirarem o meu projecto, que me dedico com muito carinho e esforço.  Contudo, um dos meus principais objectivos é futuramente escrever um livro, sendo este já um sonho de criança.
No entanto, gosto de levar um dia de cada vez e ser surpreendida pela vida.
 
5) Sendo Vila Nova de Famalicão a sua terra natal, por acaso considera-se, digamos que, “uma mulher do norte”?
 
Susana Ribeiro: Sim! “Uma mulher e pêras” (usamos bastante esta expressão no Norte). No norte somos mais liberais e arrojados. Eu sou uma pessoa muito transparente e de riso fácil, mas com muita confiança e determinação.
6) E a sua formação em Gestão de Atividades Turísticas, como está a correr?
 
Susana Ribeiro: Estou no último semestre, termino em Julho se tudo correr bem! Actualmente estou a terminar as últimas unidades curriculares da licenciatura e a desenvolver um Projecto sobre a Casa Museu de Camilo Castelo Branco.  
7) Já agora, o que tem a dizer acerca do desenvolvimento da atividade turística no nosso país? Será que sempre estamos a ir pelo melhor caminho, conseguindo atrair mais e mais estrangeiros, ou será que tudo isto não passa simplesmente de um «sonho», sendo tão-somente a consequência direta do que se tem passado nos outros países?
 
Susana Ribeiro: Não. Não é um sonho. O Turismo é uma actividade que tem tudo para crescer, tanto em Portugal como nos restantes países. O ser humano tem uma extrema curiosidade em conhecer o que existe para lá das fronteiras dele e de sobretudo partilhar, com a sua comunidade, experiências. Portugal tem imensa variedade de turismo para oferecer, como sol e mar, cultura, montanha, gastronomia…. Imenso. Paralelamente, hoje em dia, as distâncias estão cada vez mais curtas e económicas, portanto têm tudo para crescer.  No entanto, em Portugal, apesar de o sector do turismo equivaler a mais de 20% do nosso PIB, ainda não existe valorização pelos qualificados na área, levando a uma falta de confiança pelos que mais deviam acreditar.
 
8) Para terminar, seria capaz de indicar, aos leitores do blog Cozinha Com Rosto, qual o prato típico que mais aprecia ao norte de Portugal? E no que diz respeito a, por exemplo, roteiros turísticos, seria possível indicar também algum?
 
Susana Ribeiro: Não há nada como uma Francesinha no Porto ou no Minho. Já comi em vários locais do país e nenhuma se iguala. No entanto, o Rojões à Minhota ou à Moda do Porto também aprecio e aconselho.
Dois possíveis roteiros que aconselho seria a visita ao centro Histórico do Porto, o Cruzeiro das 7 pontes no Rio Douro com visita às caves e a visita interior à Torre dos Clérigos. 
Em segundo lugar, a lindíssima cidade berço, Guimarães! Sugeria uma visita pelo centro histórico, o castelo de Guimarães e o nobre Paço dos Duques.   
Portanto, aqui ficam também algumas dicas ao nível de possíveis roteiros turísticos ao Norte de Portugal, país este potencialmente tão ou mais rico do que se calhar julgamos ser, apesar do “fado” que há em nós!
E obrigada pelo seu tempo despendido, minha cara seguidora Susana Ribeiro, desejando-lhe muito sucesso!
Para finalizar, se quiserem também ficar a par da entrevista que a própria Susana Ribeiro fizera, há bem pouco tempo, sobre mim e do meu blog Cozinha Com Rosto, clique no seguinte link:
0
(Visited 17 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *