Nutricionalmente, uma laranja é bastante rica em vitamina C, ácido fólico, vitamina B6, fibra alimentar, antioxidantes e até alguns mineraisajudando a combater vários tipos de doenças, tais como: hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, doenças do coração e úlcera estomacal

E pela forma como a conhecemos, ela normalmente é para ser consumida ao natural, ou então por meio do seu sumo ou reutilizando a sua casca, para fazer doces, sobremesas ou simplesmente chá; muito embora, para o caso de se querer utilizar a casca, se tenha de ter o especial cuidado por adquirir laranjas somente cultivadas sem quaisquer pesticidas, pois lavá-las bem pode não bastar para as tornar suficientemente seguras para o seu consumo.
 
O Brasil é o maior produtor de laranjas no mundo, seguido por EUA e China“, abrangendo “26% da produção mundial“, para além de ser “o maior produtor de suco de laranja, representando um percentual de 53% do total mundial, e o maior exportador de suco de laranja no mundo, com a marca de 85% do comércio internacional.” 
De qualquer forma, paralelamente a isto, sobretudo ao nível do (re)aproveitamento da casca de uma laranja, existe toda uma série de maneiras criativas para o fazer na cozinha, mas também para efeitos de limpeza ou decoração de uma casapor ainda ser igualmente rica em óleo essencial e ácido cítrico:



1. O lado branco da casca pode ser usado para polir e lustrar móveis de madeira maciça.

2. Misturar algumas cascas de laranja com vinagre branco até as cobrir, deixando repousar no frigorífico durante 4 semanas, para depois transferir o preparado para um frasco de spray, dá para limpar superfícies, pisos ou janelas.

3. Ao aquecer, durante 5 minutos, no micro-ondas, na potência mais alta, a casca de quatro laranjas numa tigela com água, o vapor da água e o ácido cítrico fazem com que a sujidade se solte e seja dissolvida, facilitando também a limpeza do forno.

4. Mergulhar objetos de vidro por 5 minutos em água quente com algumas casca de laranja, para depois os lavar normalmente, ficarão a brilhar. 

5. Espalhando vários saquinhos pela casa (gavetas, armários e sapatos) recheados de cascas de laranja secas trituradas, absorve os odores, perfuma o ar e ainda evita a formação de mofo.

6. Cascas de laranja podem servir como uma esponja natural, por exemplo no banho, bastando envolver algumas cascas de laranja numa gaze e passar pelo nosso corpo, ou em alternativa, depois de trituradas, usando-as na própria água do banho tal e qual sais de banho.

7. Misturando casca de laranja com 1 chávena de azeite, dará sabor ao azeite, reservando a mistura por 1 hora para a coar depois.
8. Colocar um pouco de casca em certas zonas da casa e jardim, ajuda a repelir lesmas, formigas ou mosquitos.
9. Utilizar cascas de laranjas secas para fazer acendalhas secas.
10. Cascas de laranja espalhadas pelos vasos, ajuda a manter os cães ou os gatos longe dos mesmos.
11. Colocar um pedaço de casca de laranja na embalagem do açúcar evita que ele empedre. 
Para terminar, uma última dica para utilizar num possível jantar romântico:

0
(Visited 6 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *