Hoje celebra-se, em Portugal e no Brasil, o Dia Mundial dos Avós, por ser igualmente o dia de Santa Ana e São Joaquim, sendo estes os pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Santa Ana, cujo nome Ana significa “graça”, fazia parte da família do sacerdote Aarão e São Joaquim da família real de Davi:
O culto a Santa Ana é muito antigo, tendo-se popularizado sobretudo na Idade Média. Em 1378 o Papa Urbano IV oficializou o seu culto e em 1584 estabeleceu-se o dia 26 de julho para a sua celebração. São Joaquim era celebrado noutra data, mas o Papa Paulo VI uniu a celebração de Santa Ana e de São Joaquim no dia 26 de julho.”
Atualmente, cada vez menos os pais conseguem ter tempo necessariamente suficiente para se dedicarem aos seus filhos.
Por isso, uma creche ou um jardim de infância, na maior parte das vezes, torna-se na solução mais eficaz, promovendo ao mesmo tempo a socialização e o seu desenvolvimento a vários níveis.
Mas, em certas famílias, ainda é possível contar com o apoio integral dos avós, estando sempre prontos a ajudar nas horas mais difíceis, por exemplo quando eles ficam doentes, chegando até a levá-los e a buscá-los à escola, para além de brincar ou passear com eles durante as férias!
De qualquer forma, na minha opinião, nunca devem tentar competir com os pais ou a escola, pois cada um deve conter-se no seu papel, a fim de não prejudicar a própria formação da criança em causa!
Já agora, deixo-vos aqui algumas sugestões que eu retirei da Internet, a decorrer hoje e/ou durante os próximos dias, desde o norte ao sul de Portugal: