Iniciou-se no passado dia 11 de julho, na Rua Augusta, a Segunda Edição da Feira dos Vinhos da Região de Lisboa, uma mostra que decorreu naquele local até ao dia 16 de julho, sempre entre as 11h00 e as 20h00, muitos deles igualmente disponíveis para compra. 

A abertura contara com diversos autarcas, produtores e membros da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa):
Vasco d’Avilez, presidente da CVR Lisboa, revelou que este ano serão certificados cerca de 500 milhões de litros de vinho na região, o que representa um crescimento de 15 por cento em relação ao ano passado. Lisboa tem vindo a aumentar a certificação dos seus vinhos, sublinha, explicando que em 2011 foram certificados 16 milhões de litros.
Por exemplo, o Município de Oeiras, por sua vez integrado na Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares (RVBCC), dera a provar o seu tão generoso vinho produzido pela Câmara Municipal: Vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”.

E o Município de Porto de Mós também esteve presente:

(…) em parceria com a Associação de Artesãos das Serras de Aire e Candeeiros, através da mostra de vários produtos locais como o azeite, o mel, os licores, os Bolos do Juncal, os Pastéis de Mós, os queijos de São Bento, a olaria e a faiança pintada manualmente, entre outras peças de artesanato, tudo isto acompanhado de animação e de demonstrações de olaria ao vivo. De referir que o Município de Porto de Mós é a única entidade presente na feira com atividades de interação com o público.

Portanto, temos que os vinhos se fizeram acompanhar da doçaria, entre outros produtos regionais, que certamente deliciaram muitos lisboetas, mas também turistas!
Alcobaça, município com grande tradição vitivinícola, está representada pelos vinhos da Adega de Alcobaça e da Quinta dos Capuchos. Associados aos vinhos da nossa região os turistas podem degustar queijos, Ginja e Doces Conventuais. Há ainda animação com “Padeiras de Aljubarrota” e com o cantor Francisco Peças.
A Rua Augusta fora então transformada numa feira dos produtos da região de Lisboa, tendo já o Vereador José Sá Fernandes, aquando da Primeira Edição relativa ao ano de 2016, realçado a importância para este tipo de iniciativas:
dá ainda mais visibilidade ao que de melhor se faz na região de Lisboa, dos vinhos, à gastronomia, destacando as potencialidades de cada uma das regiões”.
Sem dúvida, uma oportunidade única para explorar, através dos vinhos, toda uma vasta região de Lisboa que produz anualmente cerca de um milhão de hectolitros de vinho, podendo destacar os seguintes Municípios envolvidos:
Municípios da Região Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras);
Municípios integrados na CVR da Região de Lisboa (Batalha, Cascais, Leiria, Lisboa, Loures, Mafra, Oeiras, Porto de Mós e Sintra).
0
(Visited 13 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *