As vieiras (nome cientifico Pecten maximus) são moluscos bivalves marinhos da família Pectinidae. Encontram-se em vários oceanos e abundantemente na América do Norte, norte da Europa, e Japão, sendo bastante apreciadas como alimento refinado. Nos países de língua inglesa são conhecidas como scallop, em francês são a famosa coquille saint-jacques.

As conchas coloridas em forma de leque de algumas vieiras, com seu padrão de pregas radiantes, são apreciadas por colecionadores e malacologistas e tornaram-se um símbolo de heráldica e de Santiago Maior, ostentado pelos peregrinos a Santiago de Compostela. É também a concha representada em O Nascimento de Vênus de Botticelli.

Como as ostras verdadeiras (família Ostreidae), as vieiras têm um músculo central adutor, cuja marca de fixação é visível no interior das suas conchas. O músculo adutor das vieiras é maior e mais desenvolvido do que o das ostras, pois elas são nadadoras ativas: as vieiras são, na verdade, os únicos bivalves migratórios.

As vieiras possuem olhos com lente e retina, mais complexos do que os de outros bivalves. Embora não consigam ver formas, podem detectar a luz e movimento.

RECEITA NA CATEGORIA DE ENTRADAS: Vieiras com Crosta de Sementes de Papoila e Vinagrete de Chocolate

Ingredientes:

  • 50 g de manteiga
  • 1 alho francês, cortado em fatias finas
  • sal e pimenta q. b.
  • 1 embalagem de vieiras (*) limpas
  • 4 colheres de sopa de sementes de papoila
  • 2 colheres de sopa de azeite

Vinagrete de chocolate:

  • 2 colheres de sopa de vinagre de fruta
  • 2 colheres de sopa de tequila
  • 4 colheres de sopa de molho de soja
  • 30 g de chocolate picado

Confeção:

  1. Derreter a manteiga numa pequena frigideira, em lume brando, para depois adicionar o alho francês cortado em fatias finas, devendo-se também temperar com sal e pimenta a gosto antes de tapar e deixar cozinhar alguns minutos; no fim, deve-se reservar, mantendo quente.
  2. Enxaguar as vieiras, para as secar com papel absorvente antes de serem temperadas com sal e pimenta de ambos os lados; colocar as sementes de papoila num prato e pressionar o lado liso das vieiras sobre as mesmas.
  3. Preparar o vinagrete de chocolate: numa caçarola, deitar o vinagre de fruta, a tequila e o molho de soja, para depois levar tudo a ferver; retirar do lume, juntar o chocolate e mexer até obter uma mistura homogénea; ajustar os temperos, se necessário, de modo a obter um certo equilíbrio entre o salgado, o ácido e o chocolate.
  4. Aquecer o azeite numa frigideira em lume brando, para depois ir juntando as vieiras, com o lado liso para baixo, onde estão as sementes; deixar cozinhar de ambos os lados até que estejam macias e ligeiramente douradas, devendo-se ter cuidado para não cozinharem de mais pois podem ficar duras.
  5. Servir logo a seguir, sobre o alho francês, e o vinagrete de chocolate.

(*) Encontra este produto à venda na loja Lota no Bairro, em Odivelas com 5% de desconto, bastando dizer que vai da parte do blogue Cozinha Com Rosto! 

FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vieira_(molusco)

https://cookingbooksblog.blogspot.com/2014/01/Scallops-in-sesame-crust-and-chocolate-vinaigrette.html

0
(Visited 52 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *