E se alguém lhe oferecesse Donuts ainda hoje?

Um pequeno bolo em forma de rosca, muito popular nos EUA, mas de origem incerta, que consiste numa massa açucarada frita, que ao servir pode ser coberta com diversos tipos de coberturas doces coloridas, onde se inclui o chocolate…

Só sei que o resultado é um sabor bastante delicado, numa massa extremamente leve e fofa, tendo achado excelente ideia sentir ainda o aroma de baunilha misturado com o de noz moscada…

Experimente a receita abaixo e depois conte como foi! E… bom Carnaval!

“Nos EUA CANADÁ, esta designação também pode ser usada para bolas de Berlim, que são conhecidas como “sonhos” no Brasil. Neste caso, em que o bolo tem uma forma esférica, a designação precisa usada nos Estados Unidos é filled doughnut, que significa “donut recheado”. Pode ser recheado com geleia ou outros cremes doces. No caso da rosca, a designação precisa é ring doughnut, significando “donut rosca”.

Em Portugal, a expressão donut ou dónute designa apenas o bolo em forma de rosca. O bolo esférico corresponde à bola de Berlim;

Berliner alemã, correspondendo ao filled donut americano.
A verdade quanto à origem do donut não é consensual. Existe uma teoria que indica terem sido introduzidos na América do Norte por povoadores neerlandeses.

Por outro lado, Hanson Gregory, de origem americana, reclamou para si a invenção do donut em 1847, a bordo de um navio de transporte de fruta, quando tinha apenas dezasseis anos de idade. Este afirmou ter feito um buraco numa bola de Berlim, ao não se encontrar satisfeito com os centros crus que estas por vezes apresentavam. Segundo este, o buraco teria sido feito com um frasco de pimenta do navio, tendo esta técnica sido ensinada mais tarde à sua mãe.

O registo mais antigo do termo doughnut data de um conto de 1808, que menciona uma série de “dough-nuts”. No ano seguinte, em 1809, Washington Irving referiu-se a “doughnuts” na sua “História de Nova Iorque”, sendo esta referência frequentemente citada como a primeira. Descrevia-os como “bolas de massa adoçada, fritas em gordura de porco”. Note-se que a palavra dough significa massa, em língua inglesa, e nut significa noz. Assim sendo, doughnut podia ser interpretado como uma noz de massa. Fora dos EUA, em países de expressão inglesa, doughnut é a forma mais comum. Nos EUA, a versão abreviada donut é a mais comum. A primeira utilização desta versão data de 1929, num artigo do jornal Los Angeles Times, em que o autor, Bailey Millard, brincava com o declínio da ortografia naquele país e dava exemplos de palavras mal escritas. Donut era um dos exemplos. A empresa Dunkin’ Donuts, fundada em 1948, é a mais antiga a usar a variação donut no seu nome.”

Ingredientes:

Donuts:

  • 3 ovos
  • 170 g açúcar fino
  • 450 g farinha de trigo
  • 40 g margarina derretida
  • 100 ml leite
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de sal
  • Noz Moscada q.b.
  • Óleo vegetal para fritar q.b.

Cobertura:

  • 2 chávenas de açúcar em pó
  • 1,5 colher de chá de aroma de baunilha
  • 2 colheres de sopa de leite
  • Gotas de corante q.b.
  • Confetes q.b.

Confeção:

  1. Colocar os ovos numa taça e acrescentar o açúcar fino e o aroma de baunilha, batendo tudo com a batedeira até ficar um creme esbranquiçado.
  2. Noutro recipiente, misturar a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó e a noz moscada.
  3. De seguida, juntar, ao preparado anterior, um terço da farinha, a margarina derretida e metade do leite.
  4. Envolver tudo e acrescentar o resto da farinha em duas vezes, intercalada com o restante leite.
  5. Depois de trabalhar a massa com uma espátula, tratar de a tapar com um pano, de forma a deixá-la repousar durante 30 a 40 minutos, para que fique mais consistente.
  6. Passado esse tempo, aquecer o óleo numa frigideira, que com a ajuda do rolo, estender a massa polvilhada com farinha.
  7. Cortar a massa em círculos, retirar o centro e reservar.
  8. Fritar um donut de cada vez, e ir retirando para um prato com papel absorvente.
  9. Por fim, tratar da cobertura, misturando muito bem o açúcar em pó com o aroma de baunilha e o leite gordo.
  10. Terminar com algumas gotas de corante à sua escolha no preparado anterior, para logo a seguir mergulhar cada donuts na cobertura e salpicar com confetes a seu gosto.

(fonte: https://www.24kitchen.pt/receita/donuts,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosquinha)

0
(Visited 54 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *