Antigamente, bucho de porco recheado era feito sobretudo para consumir durante a festa da matança, ou então guardava-se no fumeiro, podendo ser servido quente ou frio, como prato de uma refeição principal, ou como simples merenda.

E esta é uma iguaria confecionada a partir do aproveitamento do estômago do porco que, apesar de ser uma receita bastante económica, a sua preparação ainda é bastante exigente!

Bucho Recheado

bucho

No site castelosdotejo.com pode ler-se a seguinte receita de «bucho recheado»:

“Ingredientes:
1 bucho de porco e as carnes ensanguentadas | o esófago e traqueia de um porco | 1 cebola | 1 ramo de salsa | ½ copo de vinho tinto | 1 chávena de sangue de porco (líquido) | 2 laranjas | Orégãos | Sal 

Preparação:
Prepara-se o bucho de porco, lavando-o e limpando-o muito bem. O bucho deve ficar pelo menos de um dia para o outro de molho em água com rodelas de limão para perder o cheiro característico. Cortam-se as carnes, o esófago e a traqueia do porco em bocadinhos; pode também juntar-se a membrana que reveste interiormente o bucho (também cortado). Se a quantidade de carnes não for suficiente, junta-se a carne do lombinho, entrecosto (com cartilagens), etc. Junta-se a estas carnes a cebola e a salsa picadas, o vinho, o sangue, o sumo das laranjas, orégãos reduzidos a pó e sal. Deixa-se ficar tudo assim de um dia para o outro. Barra-se ou não o bucho interiormente com um pouco de alho e enche-se com o preparado. Fecha-se a aberturas e ata-se com umas guitas para que o bucho fique amparado. Enfia-se o bucho num pau (ou uma colher de pau) e introduz-se numa panela com água a ferver cozendo em suspensão. Tendo água de cozer as morcelas, deverá cozer-se o bucho nessa água. Depois de cozido, põe-se o bucho ao fumeiro (um pouco arredado), durante 2 ou 3 meses. Na altura de servir, coze-se o bucho em água , juntamente com couve branca.
In Festas e Comeres do Povo Português, Maria de Lourdes Modesto, Afonso Praça, Nuno Calvet”

Bucho de Morcela

Na verdade, até existem vários tipos de receitas desta iguaria, consoante a região de Portugal onde nos encontremos, tal como o Bucho de Morcela que está enumerado na intitulada Revista Digital Trimestral Número 14 recentemente lançada, já que fazia parte do tal Cabaz de Produtos Endógenos cedido pela Câmara Municipal de Vila de Rei!

Por isso, se ainda não é Subscritor do meu Blog, aqui fica o meu convite para o fazer aqui, sendo uma forma de receber diretamente no seu email, essa mesma Revista, recheada de múltiplas histórias e tradições a ver com uma península que fica mesmo no centro de Portugal, já que o concelho em questão, Vila de Rei, que é também o centro geográfico de Portugal, está rodeado de água por três lados, sabia?

Mas antes de passar à minha sugestão de apresentação do “Bucho de Morcela”, oriundo da Empresa Incarcentro, Lda, localizada no Município de Vila de Rei, quero só dizer-lhe que, normalmente, na altura de servir, coze-se o dito em água, juntamente com uma couve local.

Porém, na zona de Castelo Branco, também é costume barrar-se primeiro o mesmo com manteiga, para depois ser coberto com fatias de toucinho e ser assado no forno, tendo sido esta a minha ideia base!

Vamos para a cozinha?

RECEITA NA CATEGORIA DE TRADIÇÃO:

Bucho de Morcela assado no Forno servido com Legumes Cozidos

bucho

Ingredientes:

  • 1 bucho de morcela (*)
  • 2 cenouras grandes
  • 2 batatas grandes
  • 1 couve coração
  • bacon cortado aos pedaços, sal e manteiga q. b.

Confeção:

  1. ligar o forno a 180ºC.
  2. descascar e cortar as batatas e as cenouras aos pedaços.
  3. preparar as folhas da couve, retirando-lhes os talos mais grossos.
  4. levar as batatas, as cenouras e a couve a cozer em água a ferver com sal.
  5. barrar o bucho com manteiga e colocá-lo no centro de um tabuleiro de ir ao forno.
  6. espalhar mais uns pedaços de manteiga pelo tabuleiro.
  7. distribuir também os pedaços de bacon por cima do bucho, bem como à volta deste.
  8. levar o tabuleiro ao forno, primeiro tapado com uma folha de papel de alumínio, para depois assar mais um pouco.
  9. servir o bucho de morcela assado no forno com os legumes, que entretanto foram escorridos.

(*) produto contido no Cabaz oferecido pela Câmara Municipal de Vila de Rei

0
(Visited 76 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *