Macaroni and cheese: prato tipicamente americano!

entrecosto com molho barbecue

Macaroni and cheese é um prato típico dos Estados Unidos, feito com massa-cotovelo e queijo ralado. Esta preparação pode ser servida como prato principal duma refeição, ou para acompanhar outras iguarias, mas tornou-se um ícone da cozinha americana durante a Grande Depressão, quando a Kraft Foods lançou esta comida em caixas, em 1937, ajudando milhões de americanos a terem uma refeição decente e barata.

Apesar dos ingredientes principais serem parte da culinária da Itália, esta preparação americana é atribuída ao seu terceiro presidente, Thomas Jefferson que, enquanto Secretário de Estado, teria trazido a ideia duma viagem à Europa, juntamente com uma máquina para fazer pasta. Em 1802, já como presidente, Jefferson serviu esta iguaria num banquete de estado. 

Diz-se que macaroni and cheese era também o prato favorito do presidente Ronald Reagan, e a “sua” receita está inscrita no livro “The White House Family Cookbook” de H. Haller e V. Aronson:

Cozer o macarrão, escorrer a água e misturar com manteiga, ovos batidos e queijo Cheddar forte ralado; juntar leite temperado com sal, mostarda em pó e molho Worcestershire; colocar a mistura num prato fundo de ir ao forno e à mesa, polvilhar com páprica e queijo ralado e assar até ficar dourado. Pode servir-se como um prato leve, acompanhado por uma hortaliça cozida e uma salada, ou como acompanhamento de hamburguers ou rolo-de-carne.

(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Macarr%C3%A3o_com_queijo)

E o que é exatamente o Molho Barbecue?

massa com queijo gratinada

“Molho barbecue (em inglês, barbecue sauce ou BBQ sauce) é um molho popular nos EUA e usado como tempero e condimento, em marinadas, para regar e pincelar (“basting“) e como cobertura de carnes preparadas ao estilo barbecue americano. Também é utilizado como dipping sauce (“para molhar petiscos”) e servido à parte. É utilizado em diversos cortes de carne de porco, frango e boi.

Os ingredientes utilizados variam de região para região. Extrato de tomate, ketchup, vinagre, mostarda ou ainda maionese são ingredientes-chave geralmente encontrados nos diferentes molhos barbecue.

Alguns molhos são mais líquidos e penetram mais facilmente na carne, enquanto outros são feitos de forma mais espessa, com o intuito de criarem uma cobertura de molho na carne.

Muitos destes molhos são feitos a partir de um dry rub, uma mistura de especiarias e ervas secas. Ao dry rub, adicionam-se condimentos líquidos e então teremos um wet rub. Ao cozinhá-los teremos um molho barbecue.”

(fonte: https://www.cozinhatecnica.com/2019/03/molho-barbecue/)

RECEITA NA CATEGORIA DE CARNE: Entrecosto no Forno à Americana acompanhado de Cotovelinhos com Queijo Gratinado

  • Entrecosto no Forno à Americana

estados unidos da américa

Ingredientes:

  • 1 tira de entrecosto de porco carnudo
  • 40 g de açúcar amarelo
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • ⅓ colher de chá de piripiri 
  • 2 colheres de chá de alho em pó
  • 50 ml de molho barbecue
  • 2 colheres de chá de pimenta preta 
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 2 colheres de sopa de ketchup
  • 3 gotas de Tabasco

Confeção:

  1. Fazer a mistura seca: numa taça, misture o açúcar, o sal, o piripiri, o alho em pó e a pimenta preta.
  2. Preparar o entrecosto: colocar a tira de entrecosto na bancada, com a parte de trás – a menos carnuda – voltada para cima; fazer uma incisão superficial a meio para cortar e retirar a membrana, puxando-a com cuidado; fazer alguns cortes entre os ossos, na parte de trás; barrar a carne de ambos os lados com a mistura seca; deixar descansar durante 30 minutos à temperatura ambiente.
  3. Preparar o tabuleiro de forno: forrar o tabuleiro com papel de alumínio; encher com um dedo de água de altura; encaixar a grelha; colocar o entrecosto sobre a grelha, com a frente virada para cima – a parte mais carnuda – e cobrir com mais folha de alumínio, selando muito bem, para não deixar sair o vapor; levar o tabuleiro a assar no forno pré-aquecido a 160º C, durante 2h.
  4. Fazer o molho: misturar muito bem o molho barbecue, o molho inglês, o ketchup e o Tabasco.
  5. Finalização: retirar o tabuleiro do forno e retirar a folha de alumínio que cobre a carne; pincelar a carne de ambos os lados com o molho, mantendo sempre a parte carnuda sempre para cima; levar novamente o tabuleiro ao forno destapado durante 10 minutos, devendo repetir-se este processo até acabar o molho.
  • Cotovelinhos com Queijo Gratinado

cozinha americana

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 300 g de dois tipos de queijo, sendo um mais forte do que que o outro, ambos ralados
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 250 g de massa cotovelinho
  • 2 xícaras de leite quente
  • Queijo parmesão ralado e pimenta q. b.

Confeção:

  1. Preparar a massa de acordo com as instruções do pacote.
  2. Derreter a manteiga numa panela funda, acrescentar a farinha e cozinhar até dourar um pouco.
  3. Juntar o leite aos poucos até ferver, mexendo sempre.
  4. Baixar o lume e acrescentar os queijos, sempre mexendo.
  5. Quando a massa estiver pronta, é só escorrê-la e misturar ao molho, temperando com um pouco de pimenta.
  6. Levar o preparado anterior ao forno até gratinar, depois de polvilhar com queijo parmesão ralado.

(fonte: https://claradesousa.pt/receita/entrecosto-no-forno-a-americana/,

https://malasepanelas.com/mac-cheese/)

1
(Visited 31 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *