Fui desafiada para participar no concurso “À Descoberta da Páscoa“, tendo-me inspirado nos produtos incluídos na oferta de artigos Páscoa para 2019, do Lidl Portugal, nomeadamente artigos da marcas Deluxe!

Desta forma, achei por bem criar uma receita que fosse ao mesmo tempo saborosa, prática e mais ou menos rápida de se fazer, de forma a não termos que estar muito tempo na nossa cozinha num dia tão especial como o da Páscoa em família, concordam?

Portanto, o que mais importa é divertirem-se, mas surpreendam também os vossos amigos e familiares à mesa, porque eles merecem, sem estarem excessivamente preocupados com o tempo, acham bem?

Já agora, algumas curiosidades sobre o LIDL:

  • O Lidl está entre os 10 primeiros da Distribuição Alimentar na Alemanha e encontra-se bem implementado na Europa, estando presente em 30 países com cerca de 10.500 lojas e mais de 375.000 colaboradores.
  • A origem do Lidl remonta aos anos 30, altura em que a empresa foi fundada por Josef Schwarz, no sul da Alemanha, e se chamava Lebensmittel – Sortimentsgrosshandlung.
  • Em 1995, chegámos a Portugal e revolucionámos o sector da Distribuição Alimentar. Atualmente, empregamos mais de 6.500 pessoas e temos mais de 250 lojas espalhadas por todo o país.
  • Em 2009 foi lançada a gama Deluxe, a marca gourmet exclusiva Lidl. A gama tem uma oferta concebida para ocasiões especiais, como a Páscoa e o Natal, e tem mais de uma centena de produtos que permitem várias refeições gourmet completas, levando assim à mesa dos consumidores nacionais produtos Em 2013, pela primeira vez, o Lidl foi reconhecido pelos consumidores portugueses como ‘Marca Superbrand’, distinção atribuída por oferecer um benefício claro e diferenciador e por disponibilizar produtos e serviços de excelência.de qualidade “deluxe” a preços acessíveis.
  • Em meados de 2017 abriram as primeiras 10 lojas Lidl nos Estados Unidos da América nos estados da Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia, iniciando assim a expansão fora do continente europeu.

Em resumo, para mim, foi com enorme prazer que participei no referido concurso, já que também costumo adquirir diversos produtos nas lojas LIDL Portugal, sendo uma empresa inserida na área da distribuição alimentar que se encontra a crescer também fora de Portugal, cujo “princípio base e a chave do sucesso é a simplicidade”, para além de que o objetivo principal é, sem dúvida alguma, “oferecer aos clientes artigos de primeira necessidade com a máxima qualidade ao melhor preço.” (partes de texto retirado do site www.lidl.pt)

Acrescente-se ainda que, de acordo com o site Wikipédia:

A cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve, com origem do período Árabe. Também se usa o mesmo termo para designar os alimentos confecionados nesse recipiente. É uma espécie de panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam com auxílio de uma dobradiça e muitas vezes com dois fechos laterais. Originalmente de cobre ou latão, a cataplana é atualmente fabricada de alumínio, mas com um banho de cobre para lhe dar o aspecto característico. Normalmente, os alimentos – geralmente mariscos, mas por vezes com diferentes formas de carne de porco, com cebola, vários temperos e, por vezes, batatas ou outros vegetais – são colocados em cru dentro da cataplana e deixados a cozinhar com ela fechada em lume brando.

Vamos para a cozinha?

Receita incluída na categoria de peixe: Cataplana de Marisco acompanhada de Batata Duchesse

Ingredientes:

– 600 gr de Batata Duchesse DELUXE®
– 800 gr de Mariscada DELUXE®
– 2 cebolas brancas
– 2 alhos
– 1/2 pimento verde
– 1/2 malagueta vermelha
– 2 tomates maduros
– 50 gr de Presunto de Chaves Fatiado DELUXE®
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 cálice de vinho branco
– 1 ramos de salsa
– azeite q. b.
Confeção:
1) Preparar os vários ingredientes: tirar a pele e as sementes aos tomates, cortando-os depois aos pedaços pequenos; descascar as cebolas e os alhos, cortando depois tudo às rodelas; cortar os pimentos aos pedaços; picar a metade da malagueta depois de lhe tirar as sementes e o veio do meio; cortar o Presunto de Chaves Fatiado DELUXE® aos pedaços.
2) Colocar os preparados anteriores, por camadas, na cataplana, juntamente com: o azeite, o presunto, a Mariscada DELUXE® ainda congelada, a manteiga, o vinho branco e o ramo de salsa.
3) Levar a cataplana a cozinhar, fechada, em lume brando, cerca de 20 minutos, ao mesmo tempo que: também se prepara a Batata Duchesse DELUXE® de acordo com a descrição descrita na embalagem.
4) Servir a Cataplana de Marisco com a Batata Duchesse DELUXE®.
0
(Visited 84 times, 1 visits today)

2 Comments

  1. Diana Teixeira 4 Abril 2019 at 16:38

    A receita tem bom aspeto é pena eu não gostar de alguns bichinhos.

    Reply
    1. Mónica Rebelo 5 Abril 2019 at 10:26

      Muito obrigada pelo comentário!
      E pode sempre substituir uns certos bichinhos por outros!
      Bom proveito,
      tudo de bom,
      Mónica Rebelo do blog Cozinha Com Rosto.

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *