A Bacalhoaria Moderna, o mais recente espaço de restauração lisboeta dedicado ao bacalhau, marca o regresso da Chef Ana Moura à cozinha. Neste novo desafio, lançado por Susana Almeida e Sousa, a Chef compromete-se a trabalhar um dos produtos mais nobres e característicos da gastronomia portuguesa.

Situada no número 150 da Rua de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, a Bacalhoaria Moderna resulta num novo espaço onde o moderno e o tradicional se conjugam numa fusão de aromas e sensações que prometem não defraudar as expetativas de quem a visita. Apesar da sua centralidade, a Bacalhoaria Moderna acaba por ser um local recatado para uma fuga ao bulício da cidade. Outro elemento diferenciador da Bacalhoaria Moderna é a cozinha aberta através de janela panorâmica, que permite uma maior proximidade com a Chef Ana Moura e a sua equipa de forma a que quem visitar o espaço consiga ver as 1001 maneiras de preparar verdadeiras iguarias da cozinha Portuguesa.

À frente da cozinha da Bacalhoaria Moderna, está a Chef Ana Moura, que depois de experiências em prestigiados restaurantes como o Arzak, que detém 3 estrelas Michelin desde 1989, decidiu abraçar este projeto. Para a Chef Ana MouraEste foi realmente um desafio enorme pois tenho uma grande responsabilidade ao utilizar um produto tão típico dos portugueses e, ao mesmo tempo, tão versátil”. A Chef adianta ainda que “para mim a grande tarefa é perceber o quão importante é cuidar do bacalhau. Sendo um produto tão português, é fundamental trabalhá-lo com a nobreza e dignidade que merece, dando assim origem a conceitos gastronómicos bem criativos”.

Este projeto nasceu de um sonho de bem-receber idealizado por Susana Almeida e Sousa, empreendedora na área da restauração que convidou a Chef Ana Moura a liderar este desafio.

Para Susana de Almeida, “Este momento é o concretizar de um sonho já antigo. Queria ter um espaço que fosse diferente, fresco e, acima de tudo, com qualidade. A Chef Ana Moura pareceu-me a pessoa indicada para concretizar esta ideia onde pretendia ter pratos tradicionais de bacalhau e ainda trazer novidades com novos sabores ligados ao bacalhau o que, vendo bem, foi um desafio enorme o que lhe lancei!”.

Na carta da Bacalhoria Moderna constam as versões mais tradicionais de pratos como o Bacalhau com grão e broa ou Bacalhau à Brás. Para os mais curiosos é possível provar o Bacalhau em arroz (Lombo), Bacalhau com couves, estragão e tomate (Cachaço) ou ainda deliciar-se com o Bacalhau com couves de Bruxelas, chalotas e molho de galinha assada (Lombo). As entradas também não degeneram e apresentam, por exemplo, Tártaro de bacalhau com vinagreta de mostarda e Línguas de bacalhau com gema de ovo.

Apesar de o Bacalhau ser a base principal deste espaço de restauração, há também a possibilidade de desfrutar de outros produtos como polvo, carne e ainda opções vegetarianas. Na Bacalhoaria Moderna há ainda uma vasta opção na carta de vinhos que proporciona uma autêntica inspiração de sabores onde é possível uma fusão harmoniosa ente a tradição e a inovação.

Sobre a Chef Ana Moura:
Iniciou a sua primeira experiência profissional em restauração aos 23 anos, no Eleven, onde estagiou e acabou por ficar durante dois anos. Era a única mulher numa equipa de 14 pessoas. Foi aqui que aprendeu as bases da disciplina e regras de uma cozinha que veio a dar frutos pois, a convite do Chef Joachim Koerper, o responsável pela cozinha do Eleven, foi desafiada a gerir a cozinha de um restaurante em Espanha, o El Arambol. Em 2011, recebeu o convite para assumir a pastelaria no El Almacen também no país vizinho, em Ávila, onde permaneceu dois anos e onde teve a oportunidade de frequentar um curso de sommelier. Aos 28 anos é convidada por Juan Mari Arzak para um estágio no seu restaurante, o prestigiado Arzak que detém 3 estrelas Michelin desde 1989. Em 2015, considerou que estava na altura de voltar a Portugal, inaugurando o Cave 23, o restaurante do Hotel Torel Palace, em Lisboa, onde esteve até 2017. Surge agora no comando da cozinha da Bacalhoaria Moderna, apresentando propostas de bacalhau que primam pela harmonia entre a inovação e a tradição.

Sobre Susana Almeida e Sousa:
É a responsável pelo espaço Bacalhoaria Moderna. Licenciada em arquitectura, trabalhou nesta área até 2014. Altura em que decidiu abraçar o primeiro projecto na área da restauração no Time Out Market. Sempre gostou da área da restauração, do serviço ao cliente e dos prazeres da mesa. Começou a planear este novo projecto em finais de 2016. Procurava um conceito de rua, à carta, com um Chef novo e criativo. Conhecia o trabalho da Chef Ana Moura e lançou-lhe o desafio. Este é, por isso, um projecto no feminino.

Para mais informações:

Facebook: @bacalhoariamoderna
Instagram: @bacalhoariamoderna
Site: www.bacalhoariamoderna.pt

(fonte: JOIN COMMUNICATION,

com Créditos fotográficos por Frederico Van Zeller)

0

(Visited 87 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *