O Pólen das Abelhas

Agradecendo, desde já, os produtos cedidos por By Quintal, de acordo com o site Wikipédia, temos que:

O pólen (do grego “pales” = “farinha” ou “pó”) é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se transformar em sementes.

O pólen contém uma grande proporção de proteínas (16 a 40 %) contendo todos os aminoácidos conhecidos, assim como numerosas vitaminas, principalmente as vitaminas C e PP, sendo a principal fonte de proteína na alimentação das abelhas. Outro importante produto fabricado com pólen é a geleia real. Esta composição do pólen pode ser responsável pelas alergias que lhe são atribuídas.

Pesquisas recentes indicam que o pólen é o alimento mais completo e valioso da natureza, pois além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormónios vegetais e vitaminas. Tem valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja e ainda possui propriedade preventivo, antioxidante e antianémica.

Em resumo: ainda que a alergia ao pólen seja a chamada «rinite alérgica», o pólen é vendido como um suplemento nutricional, podendo ser adicionado de enzimas presentes na saliva da abelha, que transformam o pólen em uma massa de maior valor nutricional.

As abelhas coletam o pólen das flores, para a produção do mel, que é o alimento delas, e consequentemente os grãos de pólen ficam presos ao corpo peludo das abelhas. As abelhas passam para outras flores, polinizando-as.

Depois, as abelhas depositam o pólen nos alvéolos dos favos, sendo comprimidas pela cabeça das abelhas operárias, para obter uma massa compacta. Essa massa sofre transformações, não só pelo alto índice de humidade e temperatura interna da colmeia, mas também pela ação de secreções salivares das abelhas, ricas em enzimas e misturadas com néctar.

10 Motivos para consumir Pólen

Agora, de acordo com o site WIKI-MEL, A Enciclopédia das Abelhas, apresento a seguir 10 motivos para consumir pólen:

  1. Potencia a energia: a quantidade de nutrientes contidas no pólen são suficientes para melhorar a disposição ao longo do dia, enquanto que a quantidade de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B aí contidas aumentam o vigor e ajudam a ultrapassar o cansaço.
  2. Beneficia a pele: ótimo anti-inflamatório para a pele, ajudando a tratar irritações como eczemas e psoríase; os nutrientes presentes no pólen ajudam a proteger a pele e a regenerar as células.
  3. Previne problemas respiratórios: os componentes antioxidantes agem como anti-inflamtórios nos tecidos dos pulmões, prevenindo asma, por exemplo.
  4. Trata as alergias: diminui a quantidade de histaminas, ajudando a combater alergias como asma e rinite.
  5. Melhora a digestão: as enzimas ajudam a digerir os alimentos.
  6. Protege o sistema imunitário: excelente para a flora intestinal e consequentemente para o sistema imunológico, contendo propriedades antibióticas e antioxidantes que protegem as células contra radicais livres.
  7. Ajuda a tratar «vícios»: ajuda a diminuir certos impulsos a ver com a dieta alimentar.
  8. Protege o sistema cardiovascular: com a rutina (bioflavonóide antioxidante), o pólen é um ótimo tonificante para os capilares e vasos sanguíneos, prevenindo infartos e AVCs.
  9. Ajuda no tratamento da hiperplasia na Próstata: diminui a inflamação.
  10. Ajuda a combater a infertilidade: ajuda a estimular e a restaurar os ovários.

RECEITA NA CATEGORIA DE SNACKS:
Panquecas de Alfarroba com Canela, Sementes de Romã, Mel e Pólen

Ingredientes:

  • 75 g de Farinha de Trigo
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 75 g de Farinha de Alfarroba
  • 1 colher de sopa de açúcar amarelo
  • 150 ml de bebida vegetal de aveia
  • 40 ml de óleo vegetal
  • 1 ovo
  • sementes de romã, mel By Quintal e pólen By Quintal q.b.

(nota importante: relembro que, na intitulada Revista Digital Trimestral “P´ra Mesa” Número 14 lançada aqui, existe um Voucher de Desconto de 10%, na compra de produtos na loja online By Quintal, para utilizar até dia 31 de dezembro, que no caso de ainda não ser Subscritor, faça-o aqui, de forma a receber o Voucher diretamente no seu email!)

Confeção:

  1. Numa taça, juntar a farinha, o bicarbonato, o açúcar e misturar bem.
  2. Adicionar o ovo, a bebida vegetal, o óleo e misturar com uma vara de arames, até a massa ficar uniforme.
  3. Levar ao lume uma frigideira antiaderente, deixando-a aquecer um pouco, para depois untar com um fio de óleo vegetal.
  4. Usar uma concha e verter uma porção de massa até a panqueca ficar douradinha.
  5. Virar a panqueca com uma espátula, deixando-a cozinhar de ambos os lados.
  6. Retirar e repetir a operação com a restante massa.
  7. Servir as panquecas com sementes de romã, mel By Quintal e pólen By Quintal a gosto.

(fonte: http://sweet-gula.blogspot.com)

0
(Visited 375 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.