Encontrar aquela máquina fotográfica ideal adaptada às nossas reais necessidades e desejos mais prementes, nem sempre é fácil. Existem também muitos outros factores a ter em conta, tal como o nosso próprio orçamento disponível!

Em primeiro lugar, devemos definir qual irá ser a sua principal utilização: brincadeiras com os amigos e familiares em viagens de férias, tempos livres, celebração de datas especiais ou prática de desporto; realização de algum trabalho mais profissional e sofisticado em ambiente de estúdio ou noturno.

Em segundo lugar, devemos considerar em que ponto se encontram os nossos verdadeiros conhecimentos ao nível técnico no que toca ao “mundo da fotografia”: velocidade do obturador, tipo de zoom, capacidade de memória, estabilizador de imagem, tipo de écran, controlo de cor, tipo de lente, ISO, sensores incluídos, controlo remoto, opção de flash e de vídeo, compatibilidade com acessórios de iluminação e de lentes, possibilidade de utilização de cartão de memória, formato de imagem disponível, etc. 

Em terceiro lugar, existe uma enorme variedade de acessórios que nos podem ajudar ao longo de todo o processo em busca da “fotografia perfeita”: desde as objectivas aos tripés, estojos, baterias, cabos de ligação ao computador, cartões de memória, filtros, etc.

Portanto, em questão de mercado existem vários géneros: câmaras compactas, câmaras de super zoom, câmeras mirrorles, câmaras DSLR, câmaras de ação, câmaras 3D, câmaras multifoco, câmaras integradas em Smartphones.
E, de facto, a beleza estética de uma fotografia já não é feita pela máquina em si, mas sim pelo próprio que a manipula.
Depois ainda existem diversos programas de edição de fotografia, como o tão conhecido Adobe Photoshop
Também não nos devemos esquecer de que, no que toca à evolução da tecnologia nos nossos dias, tudo cada vez mais depressa se tornará obsoleto!

Em Portugal, na minha opinião, as marcas mais procuradas são a Canon e a Nikon, mas também existe a Sony, a Panasonic ou a Fujifilm.
Por outro lado, a opinião dos utilizadores do mesmo produto normalmente tem sempre uma grande influência, logo sugiro estarem porventura atentos a possíveis sites ou blogues desses mesmos utilizadores, onde muitas vezes até publicam vídeos sobre essa mesma máquina em questão, tudo de modo a aperceberem-se das caraterísticas do próprio material envolvido em algumas experiências pessoais, por exemplo.

E é desta forma que vos apresento uma das minhas melhores amigas atuais: a câmara digital Nikon Coolpix L840 de 16 megapixels!
Com ela consigo fazer um ótimo zoom de aproximação sobre alguns dos momentos mais especiais, permitindo-me tirar extraordinários primeiros planos, tanto em refeições de família, bem como em diferentes cenas da natureza, devido ao seu zoom ótico de 38x, por sua vez extensível até 76x
Por outro lado, o seu seletor de cenas automático torna tudo muito mais simples no momento chave que é o de tirar uma fotografia a algum objeto mais distante ou a pequenos pássaros, por exemplo, ao mesmo tempo que a redução da vibração de elevado desempenho mantém a estabilidade na câmara e a clareza nas fotografias.


E talvez o que mais me tenha feito decidir por adquirir este modelo, foi o facto de assumir um vasto potencial no que toca a explorar ângulos de disparo criativos, devido ao seu grande ecrã LCD inclinável, ao mesmo tempo que filma em Full HD.
Ainda permite partilhar de uma forma quase instantânea as minhas imagens favoritas com o Wi-Fi incorporado e o suporte NFC, bastando interligar a câmara ao meu telemóvel!

Para finalizar, convido-vos a assistirem ao vídeo abaixo realizado por mim com o editor de vídeo do YouTube:

 
0
(Visited 54 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *