O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abriltendo por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.
Também vários centros hospitalares e diversas associações costumam promover rastreios gratuitos, prevenindo eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce.

Cuidados a ter com a voz:
– Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
– Beber bastante água e praticar exercício físico
– Não gritar em excesso nem em tom agudo
– Falar pausadamente
– Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
– Dormir bem

Sinais de alerta a ter em conta:
– Alterações na voz
– Tosse frequente
– Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
– Pigarreia ou rouquidão com frequência

Além de ser um canal para a fala, a voz revela ainda múltiplas emoções e sentimentos, como quando, por exemplo, ficamos nervosos. 

Por outro lado, será igualmente importante fazer aquecimento vocal antes de um uso intenso e contínuo – como é o caso de cantores, atores, locutores e professores –, segundo a fonoaudióloga Leny Kyrillos e a otorrinolaringologista Adriana Hachiya, ambos citados no site Viva Melhor.

E ao nível da alimentação, atenção que não se deve comer chocolate duas horas antes de uma palestra ou um discurso, para além de se ter de evitar choques térmicos!

A voz humana consiste, portanto, no som produzido pelo ser humano, usando as suas cordas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar, etc. 
A sua frequência varia entre 50 e 3400 Hz. 
Geralmente, o mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores – lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula. 
O pulmão produz um fluxo de ar, que funciona como um combustível para a voz, que é expulso pelo diafragma e passa para as pregas vocais, que vibram e transformam esse ar em pulsos sonoros, formadores da fonte de som da laríngeo. 
Os músculos da laringe ajustam a duração e a tensão das pregas vocais para adequar a altura e o tom. 
Os articuladores articulam e filtram o som emanado pela laringe e até certo ponto podem interagir com o fluxo de ar para fortalecê-lo ou enfraquecê-lo como a fonte do som.
As pregas vocais, juntamente com os articuladores, são capazes de produzir sons altamente intrincados. 
O tom da voz pode ser modificado para sugerir emoções como raiva, surpresa e felicidade.

O Dia Mundial da Voz foi comemorado, pela primeira vez, em 2003, por sugestão de Mário Andrea, professor de Otorrinolaringologia (ORL) da Faculdade de Medicina de Lisboa, na primeira reunião da Sociedade Europeia de Laringologia (European Society of Laringology), à qual presidiu.

Unidades do Serviço Nacional não se cansam assim de promover rastreios gratuitos, que alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce:

  • O Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga disponibiliza um conjunto de atividades de prevenção e promoção da saúde vocal, resultando da colaboração entre os serviços de Otorrinolaringologia e Medicina Física e Reabilitação logo, no átrio da Consulta Externa do Hospital São Sebastião, para o qual o rastreio inclui um breve questionário de saúde vocal para identificação do mau uso e abuso vocal, a análise percetiva da voz e orientações de higiene e saúde vocal, que no caso de serem detetadas alterações significativas, os participantes terão a oportunidade de ser observados e avaliados pelo médico Otorrinolaringologista, mas todos os participantes recebem um folheto de cuidados com a voz: no dia 16 de abril de 2018, entre as 9 horas e as 16h30.
  • O Serviço de Otorrinolaringologia / Unidade da Voz do Hospital de Egas Moniz, integrado no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, promove rastreios, sujeitos à disponibilidade do serviço: das 9 horas às 12h30 e das 16 às 16 horas, entre os dias 16 e 19 de abril.
  • O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Pedro Hispano, integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e a Associação Portuguesa de Limitados da Voz, promovem, de iniciativa comemorativa, o Dia Mundial da Voz: no dia 20 de abril.
  • Entrega do Prémio Voz Montepio 2018 ao apresentador da RTP Júlio Isidro, decorre, no dia 16 de abril, no Auditório da Caixa Económica Montepio Geral, e terá o locutor António Sala no papel de anfitrião.

Para finalizar, já de seguida encontram-se outro tipo de informações igualmente importantes na forma de vídeos retirados no Youtube, no que toca sobretudo a profissionais da voz: professores, cantores, apresentadores, etc.

0
(Visited 11 times, 1 visits today)

2 Comments

  1. Mónica Rebelo 19 Abril 2018 at 16:37

    Olá!
    Muito obrigada pelo seu comentário, que aqui neste blogue trata-se de partilhar vários tipos de dicas e utilidades, conhecimentos e curiosidades, pequenas histórias e algumas experiências, entre outros assuntos a ver com saúde e gastronomia, sugestões de livros e lojas, ou ainda entrevistas com certas individualidades ou eventos culturais!
    Isto porque… nós somos o que comemos!

    Reply
  2. Marta Moura 19 Abril 2018 at 16:30

    Não fazia ideia que havia um Dia Mundial da Voz. Boas dicas.

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *