Com a chegada do outono, chega também o frio, a queda das folhas das árvores e a vontade de comer algo mais reconfortante!

E atenção com as alterações de humor, que normalmente acompanham a mudança de estação, sendo uma mais valia realizar, sempre que possível, mais atividades ao ar livre e conviver mais com os outros.

Na verdade, a chegada de uma nova estação, transporta sempre mais do que novas roupas e hábitos a seguir, necessitando de se ajustar a alimentação, cuja melhor orientação que podemos receber é a que já é providenciada, há milhões de anos, pela própria Natureza.

Os melhores suplementos parecem surgir então de uma forma praticamente espontânea, mediante apenas a predominância de alguns nutrientes de acordo com a sazonalidade de alguns alimentos.

Em conclusão, o equinócio de outono, assinala que o período noturno começará a aumentar, desencadeando uma série de mudanças no planeta de enorme impacto em tudo e todos que nele habitam, partilhando abaixo alguns parágrafos retirados do livro “Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo” (黃帝内經, Huang Di Nei Jing), que é uma obra com 5.000 anos de existência:

“Os três meses de Outono chamam-se período de tranquilidade da nossa conduta. A atmosfera do Céu é intensa e a atmosfera da Terra é desanuviada. As pessoas devem deitar-se cedo e levantar-se cedo, com o cantar do galo. Devem ter o espírito em paz, a fim de minimizar os desequilíbrios do Outono. Alma e espírito devem unir-se para que a exalação do Outono seja tranquila, e para conservarem os pulmões puros, as pessoas não devem dar expansão aos seus desejos. Tudo isso está em harmonia com a atmosfera e tudo isto é o método de proteção da nossa colheita. Os que desrespeitam as leis do Outono serão afetados com um mal pulmonar. A esses o Inverno trará indigestão e diarreia e, assim, terão pouco apoio para o armazenamento do Inverno.”

Portanto, o confronto entre a abundância da estação do verão e a escassez de alimentos da estação do inverno, por exemplo, com ocorrência de períodos de fome há milhares de anos atrás, pode ter favorecido uma linha evolutiva de regulação do apetite direcionada para armazenar e comer mais quando existiam alimentos disponíveis.

E esse mesmo instinto outonal pode ter ajudado a nossa espécie a sobreviver à penúria do inverno:

“Admite-se que sim e que, no Outono, a ingestão energética possa ser superior à das restantes estações do ano, reportando-se valores que chegam a atingir aumentos de 12% à custa de refeições maiores e com mais sensações de fome.”

Fique então agora a conhecer a receita que eu escolhi especialmente para si, esperando que goste, bom proveito!

RECEITAS NA CATEGORIA DE SOBREMESAS: Bolo de Gengibre, Canela e Limão

Ingredientes:

Massa:

  • 1 chávena de chá de óleo
  • 1 colher de sopa de canela
  • Sumo de meio limão
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó
  • 5 ovos
  • 1 colher de sopa de raspa de limão
  • 200 gr de farinha de trigo
  • 100 gr de açúcar amarelo
  • 1 colher de chá de fermento

Cobertura do bolo e decoração:

  • 200 g de açúcar em pó
  • 200 g de queijo creme fundido
  • 120 g de manteiga amolecida
  • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
  • pistáchios q. b.

Confeção:

Massa:

  1. Ralar a casca do limão e o gengibre, para além de espremer o sumo do limão e pré-aquecer o forno a 180º;
  2. Colocar os ovos e a farinha misturada com o fermento num recipiente e bater com a batedeira elétrica;
  3. Aos poucos, adicionar o açúcar, a canela e o gengibre, envolvendo tudo muito bem antes de juntar o sumo e a raspa de limão, bem como o óleo;
  4. Bater a massa do bolo até criar “bolhinhas”, antes de ser transferida para uma forma redonda, untada com manteiga e com papel vegetal no fundo;
  5. Levar a massa do bolo ao forno até passar no “teste do palito”;
  6. Deixar arrefecer antes de desenformar.

Cobertura e decoração:

  1. Com uma batedeira eléctrica, bater o açúcar e a manteiga em velocidade baixa até ficar tudo homogéneo;
  2. Juntar o queijo creme fundido e bater até a cobertura estar fofa e manter a forma;
  3. Espalhar o preparado anterior na parte superior do bolo, decorando depois a gosto com os pistáchios partidos em pedaços pequenos.

(fontes://like3za.pt/receita-bolo-gengibre-canela-limao/

https://www.mafaldaagante.com/2017/06/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de-queijo.html 

https://www.mafaldaagante.com/2017/06/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de-queijo.html,

https://alqimia.org/equinocio-de-outono/,

https://alqimia.org/alimentacao-no-outono/,

https://www.holmesplace.com/pt/pt/blog/nutricao/beneficios-das-especiarias-para-a-saude,

https://pumpkin.pt/familia/comer/receitas-deliciosas/alimentacao-outonal-dicas-e-uma-receita-deliciosa-de-bolo-de-castanha/,

https://pumpkin.pt/familia/comer/receitas-deliciosas/receitas-de-outono/)

1
(Visited 344 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *